Casa Created with Sketch.

Projeto vietnamita usa coberturas verdes contra inundações

Casa em Ho Chi Minh cava espaço no topo de seus cinco inusitados pavilhões para jardins capazes de drenar a água da chuva e, assim, evitar as habituais inundações

01-projeto-vietnamita-usa-coberturas-verdes-contra-inundacoes

 (/)

O crescimento sem planejamento urbano mergulhou Ho Chi Minh City num problema crônico: as constantes enchentes, resultado da ocupação e da destruição de vastas porções de área verde. A isso se soma o fato de que a cultura ecológica ainda está pouco disseminada no país asiático. Diante desse cenário, o arquiteto Vo Trong Nghia surge com uma mensagem de esperança. Seu desejo de conscientização se expressa por meio da House for Trees, idealizada para uma só família. “Se um grande número de projetos adotar essa ideia, poderemos reduzir os alagamentos”, profetiza. “Precisamos aprender a coexistir com a natureza.” Distribuída em cinco miniprédios independentes e conectados a pontes de aço no primeiro pavimento, a residência faz bom uso de inúmeros recursos sustentáveis para amenizar o calor tropical, tudo dentro do enxuto orçamento de US$ 156 mil.

– Truque simples: entre as superfícies externas de concreto e as paredes internas de tijolo artesanal à vista, um vão de 10 cm, espécie de câmara de ar, garante o isolamento térmico. Moldes de bambu deram forma à textura da fachada em alto-relevo, que remete à arquitetura vernacular do país.

– Plantação: para abrigar os canteiros de 1,50 m de profundidade, as coberturas foram impermeabilizadas. Só depois receberam as árvores (fícus-benjamim, que têm raízes curtas) e a grama. A ideia do arquiteto é que cada volume funcione como um gigantesco vaso.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.