Projeto inteligente aproveita espaço no apartamento de 45m²
Aqui, a organização é total! Só assim para fazer metragem tão pequena parecer duplicada.
Por Por Deborah Apsan e Roberta Akan Fotos: Cacá Bratke
access_time
14 Dec 2016, 12h42 - Publicado em 3 Aug 2010, 01h53
Comprei este apartamento, na zona oeste de São Paulo, consciente de que enfrentaria uma reforma para atualizar hidráulica, elétrica e acabamentos. Mas as mudanças foram maiores do que imaginei, já que a arquiteta Juliana Fiorini sugeriu mexer na planta, de forma a ampliar visualmente os 45 m². As paredes vieram abaixo, juntei a cozinha com a sala, criei um escritório e o meu quarto cresceu. Mesmo integradas, as áreas são delimitadas graças às estantes. Adorei o projeto de marcenaria, pois sou superorganizada e tenho hábito de acumular muitos objetos. Quando a gente consegue manter tudo arrumado, parece ganhar espaço. Com tranquilidade, eu mesma gerenciei a obra e fiz contrato com cada profissional. Embora eu não checasse o andamento, eles sabiam que se atrasassem poderiam ser multados. Em três meses conquistei um novo apartamento”, conta Paula Farrajota, advogada de São Paulo.
-
1.
zoom_out_map
1/4 (Divulgação)
A parede que isolava a cozinha saiu de cena. Abriu-se assim uma passagem ampla entre as áreas, demarcada pela estante revestida de perobinha-do-campo com dois módulos contínuos. No trecho vazado, os nichos formam uma barreira visual delicada. O outro, com portas, oculta a lavandeira. Os móveis de MDF ganharam laminado azul (ref. 2124, Formica), cor que determinou os tons das pastilhas de vidro (Colormix). No piso, reforçando a integração dos espaços, réguas de perobinha (Recoma) com resina Bona. Mantenho um tapete perto da pia e limpo os respingos na hora, diz Paula. Armários da Marcenaria Andrade.
-
2.
zoom_out_map
2/4 (Divulgação)
Executada como se fosse uma laje, a bancada de concreto (1,18 x 1,60 m) fica engastada na parede do banheiro. A MTR Empreiteira usou fôrmas de madeira e malhas de ferro para compor a prancha de 18 cm de espessura, e, depois da cura do concreto, fez-se o acabamento com lixa de água. Para protegê-la, aplicou-se resina à base de silicone Acquella (Vedacit). A peça acomoda uma cuba de semiencaixe (Deca), que ocupa apenas 40 cm de profundidade.
-
3.
zoom_out_map
3/4 (Divulgação)
"Mais do que alegrar a sala de jantar, o rosa opaco repete uma das nuances do mosaico da cozinha e cria um diálogo entre os cômodos, diz Juliana. Ela pintou a parede de acrílico fosco da Tintas Coral (ref. 1138M). Um tom queimado como este não cansa e traz aconchego, completa.
-
4.
zoom_out_map
4/4 (Divulgação)
Paula comprou o apartamento e fez modificações na planta para aproveitar melhor o espaço.