Projeto de casa de 357 m² privilegia a madeira e os materiais naturais
Localizada em São José do Rio Preto, a dupla do escritório Paiva e Passarini Arquitetura criou um espaço repleto de marcenaria, design nacional e paisagismo
Uma residência com ambientes integrados e espaçosos, resultado de uma arquitetura muito bem concebida. Essa é a essência do projeto assinado pelas profissionais Vanessa Paiva e Claudia Passarini, à frente do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, desenvolvido na cidade de São José do Rio Preto (SP).
Com 357 m², a madeira deixa claro o seu protagonismo desde o hall de entrada e segue com sua sofisticada evidência nos demais ambientes.
O efeito muxarabi da porta principal parece passar despercebido. No entanto, revela dois detalhes: a fechadura eletrônica e o discreto puxador que complementam seu modelo pivotante, produzindo a fluidez necessária para a proposta idealizada pelas arquitetas.
Para garantir uma entrada de impacto, as arquitetas optaram por elementos decorativos pautados no design nacional. Na composição, escolheram a cadeira Girafa, assinada pela design de interiores Juliana Lima Vasconcellos.
Combinando o efeito terroso e rústico do piso de ladrilho hidráulico, uma seleção de peças ajudou a compor o propósito de receber os convidados com leveza e alegria.
No living, a grande estrela é a TV. “Aqui, reinventamos totalmente o conceito de “painel”, acoplando-o ao guarda-corpo da escada para criar esse elemento surpresa”, explicam as profissionais, ressaltando que toda a decoração do espaço foi escolhida a dedo e nos mínimos detalhes.
Ainda sobre o layout desse ambiente, é possível observar a abundante presença da madeira, elementos coloridos e móveis confortáveis. “Nossa ideia foi garantir toda a comodidade de um home theater, sem abrir mão do requinte de um estar”, contam Vanessa e Claudia.
Além disso, um recuo existente para um futuro elevador ganhou a função de acolher a adega que será um valioso suporte para os eventos sociais promovidos pelos moradores.
Outro espaço planejado para o casal foi o home office, que na disposição da residência é agraciado por uma deliciosa luz natural. O intuito principal das arquitetas Vanessa e Claudia foi propor um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo, altamente produtivo.
“Dedicamos nossa energia em conceber a cozinha da residência, que foi pensada estrategicamente para trazer a integração não só com a sala de jantar e o living, como também com a área de lazer”, destacam as profissionais. O propósito foi alcançado usando os painéis de correr em laca branca entre a sala e a cozinha, e as esquadrias de alumínio e vidro que marcam a divisão com o ambiente externo.
Além da piscina com raia e o solário aconchegante, o ambiente recebeu uma bela churrasqueira e mesa, ambos integrados à cozinha.
A área externa integrada à cozinha apresenta o ladrilho hidráulico como destaque do ambiente. O tom avermelhado do solário recebe uma espreguiçadeira confortável e detalhes do paisagismo que fomentam a sensação de tranquilidade e contemplação no espaço.
E não foi só na área externa que desejos se tornaram realidade: o clima mágico e aconchegante chegou às alas íntimas da residência. Na suíte principal, o estilo romântico tomou da decoração que tem todas as paredes revestidas com linho e uma cabeceira de madeira que exalta a delicadeza das tramas de palhinha.
Mais uma vez, vemos o material dominando o ambiente, trazendo brasilidade e aquela sensação de conforto que um quarto merece.