Cada parede sala é de uma cor neste apê de 80 m² com dois home offices
O projeto vibrante de 80 m² feito para um casal em bairro tradicional mineiro é assinado por Mutabile Arquitetura
Este projeto transformou completamente um apartamento de 80 m² localizado no charmoso bairro de Santa Tereza em Belo Horizonte (MG). Com mudanças nos revestimentos, layout e decoração, o objetivo principal do escritório Mutabile Arquitetura foi integrar a sala e a cozinha, além de aumentar a área útil dessa última, aproveitando o espaço que antes era destinado à área de serviço e à despensa.
Uma mudança significativa foi a remoção do forro, revelando as belas vigas de concreto do edifício e aumentando o pé-direito do ambiente.
A sala foi totalmente renovada, desde o piso até a iluminação, com escolhas cuidadosas: cada parede recebeu um tratamento diferente, trazendo diversidade ao ambiente. A parede que se conecta à cozinha, por exemplo, foi pintada de branco, enquanto a parede da TV ganhou um vibrante tom de amarelo.
As paredes junto às janelas exibem tijolos sem reboco pintados de branco, enquanto a parede que leva ao corredor e aos escritórios foi decorada com um elegante painel de MDF. Apesar da variedade de acabamentos, a harmonia é mantida por meio de uma paleta de cores restrita e discreta, que transita entre o branco, o preto e o cinza, com variações sutis de tons amarelados.
Com a ampliação da cozinha, o banheiro social teve que ser realocado: seu novo projeto segue o mesmo estilo do restante do apartamento, com uma paleta em preto e branco, uso de ladrilhos hidráulicos personalizados e um toque contemporâneo.
Na área privativa, as mudanças se concentram na decoração. O quarto de hóspedes e a suíte do casal receberam novo mobiliário, incluindo a substituição dos armários embutidos, pintura nas paredes e nova iluminação.
A cozinha se conecta à sala por meio de um balcão que pode ser utilizado em ambos os espaços. Apesar do conceito aberto, ainda é possível isolar os ambientes quando necessário, graças a uma porta de correr de vidro e uma janela tipo camarão ao lado e acima do balcão, que permitem fechar o espaço sem comprometer a permeabilidade visual.
Com o ganho de área, o layout da cozinha precisou ser redesenhado, o que incluiu a substituição das bancadas e dos armários. A nova cozinha apresenta uma paleta que mescla tons de cinza com uma cor vibrante, sendo o azul a cor escolhida, presente nos ladrilhos hidráulicos e nos novos armários de MDF.
Voltando à sala, um painel de MDF esconde duas portas tipo camarão, que levam a dois escritórios de tamanho semelhante, um para cada membro do casal.
Os layouts são praticamente idênticos, com mesas, gavetas e prateleiras em MDF sob medida. A personalidade de cada espaço é conferida pela seleção conjunta de objetos decorativos feita com os proprietários. A divisão entre os escritórios é feita por uma parede de meia altura complementada por uma divisória em vidro, permitindo um nível de comunicação visual entre os ambientes.
Veja mais fotos!