Paleta de cores claras dá leveza a apê de 160m² com varanda gourmet
O escritório NOP Arquitetura eliminaram um quarto e um banheiro para criar uma área social mais ampla e integrada, já a cozinha ganhou um acesso camuflado.
Um casal com dois filhos ainda crianças comprou este apartamento de 160m² em São Paulo e chamou o arquiteto Phil Nunes, do escritório NOP Arquitetura, assim que recebeu as chaves da construtora. “O desejo do casal era imprimir uma linguagem mais carioca, leve e clara, no novo endereço paulistano”, conta Phil.
Os proprietários pediram para ampliar e integrar os ambientes da área social e, para isso, o arquiteto eliminou um quarto e um banheiro, deslocou o acesso à cozinha (para ficar camuflado no painel de marcenaria) e integrou a sala com a varanda, que virou uma área gourmet.
“Para receber confortavelmente a numerosa família que mora no Rio, os clientes queriam ainda muitos lugares para sentar, além de uma mesa de jantar com pelo menos oito lugares. Por fim, pediram um sofá com módulo lateral chaise e um cantinho de leitura na sala, para o marido”, lista Phil, que usou tudo novo na decoração. Ao final, a sala passou a ter, no total, 60m².
Como a ideia do projeto era transformar o imóvel, que fica no 25º andar, em um oásis na selva de pedra, Phil adotou uma paleta de cores em tons pálidos, bem suaves, na decoração, de estilo contemporâneo – piso em travertino, móveis e marcenaria em madeira clara que lembra carvalho europeu, bancadas da área gourmet em pedra natural (no mesmo tom do piso) e tecidos off white, com exceção do sofá de design orgânico, estofado em tecido verde folha.
“No quesito marcenaria, destaco o painel de madeira clara com prateleiras fininhas envolvendo o grande pilar, que surgiu quando demolimos o quarto para ampliar a sala, e o buffet baixo, no mesmo material, encostado nele.
Outro destaque é o extenso painel, também de madeira clara, que reveste a parede principal da sala e mimetiza as portas que dão acesso aos três quartos, ao lavabo e à cozinha. Sem dúvida, esta solução fez a área social parecer bem mais ampla, leve e harmônica”, finaliza o arquiteto Phil Nunes.
Veja mais fotos aqui!