Paisagem encantadora: uma casa em Trancoso com vista para o mar

Estabelecida no vilarejo baiano, ela construiu esta casa, pensada para acomodar bem a família, e com deques e varandas, que servem de mirante.

Por Reportagem Visual Tiago Cappi | Texto Silvia Avanzi | Fotos Marco Antonio Atualizado em 20 dez 2016, 22h55 - Publicado em 7 jun 2011, 12h28

Ao trocar São Paulo por Trancoso, há dez anos, uma empresária paulista comprou uma casa pronta, assinada pela arquiteta Beatriz Regis Bittencourt, e o terreno anexo, que tem 1 850 m². “Um dia, percebi o quanto a vista do lote vazio era linda e resolvi que me mudaria para ele”, conta. Encomendou então um projeto idêntico a Beatriz, uma vez que a antiga morada já havia sido testada e aprovada. “É uma proposta singela, erguida com elementos locais, como telhado de madeira e reboco rústico”, afirma a arquiteta. A família numerosa motivou pequenas alterações na planta, conduzidas pela arquiteta Felipa Abbondanza, nora da moradora. A principal foi a criação de duas novas suítes, localizadas sob o deque, aproveitando o declive do terreno. “Agora ficamos com quatro quartos para acomodar melhor a todos”, explica Filipa. As duas suítes originais estão situadas no térreo, piso que ganhou mais espaço graças à transferência da escada de acesso ao mezanino – ela migrou da sala de estar para o hall da ala íntima.

Publicidade