Painéis de madeira escura caracterizam o projeto deste apê de 250 m²
O projeto assinado pelo escritório Andrea Parreira Arquitetura contou com outro desafio: fazer a reforma com os moradores morando no imóvel
A reforma deste espaçoso apartamento de 250 m², conduzida pelo escritório Andrea Parreira Arquitetura, comandado pela arquiteta Andrea Parreira, partiu da reformulação total dos ambientes para atender ao pedido dos moradores por um espaço integrado.
A intervenção foi total, incluindo a reformulação de ambientes, a atualização da infraestrutura elétrica e hidráulica, além de alterações nos revestimentos e na decoração. O novo layout contou com o redesenho de espaços como a área social, o lavabo, o hall de entrada e o escritório.
Com living, home theater e sala de jantar integrados, após a reforma, o apartamento se tornou mais versátil. A conexão entre esses ambientes foi possível graças à remoção das paredes que anteriormente separavam os cômodos.
Essa ausência de paredes estimula o convívio entre os moradores e facilita a interação e mobilidade entre os convidados durante festas e reuniões.
Toda a concepção do projeto de reforma teve como ponto de partida o painel de madeira escuro, atendendo a outro desejo dos moradores. Revestindo praticamente todas as paredes da área social, esse elemento garantiu mais personalidade ao ambiente.
A madeira também se faz presente em outros pontos da casa, como no piso e nos armários. As paredes que não receberam o painel foram revestidas com cimento queimado.
Todo o antigo mobiliário foi substituído por novas peças que traduzem os desejos dos moradores, como a poltrona Shell, design por Estudiobola, que trouxe conforto e personalidade para o ambiente.
Outras peças, como o sofá da sala de estar, possuem cores neutras escolhidas para criar um contraste com as paredes escuras.
O grande desafio enfrentado pela equipe do escritório foi realizar a obra de reforma com os proprietários morando no local. Para isso, a solução encontrada para minimizar o impacto na rotina da família foi a limpeza e a proteção diárias dos elementos mantidos durante a reforma, principalmente nos locais de passagem.