Painéis de madeira equilibram porcelanato em área social de 43m²
O escritório A+G reformulou a área social do apartamento de 150m² com um projeto integrado e iluminado, no estilo contemporâneo cozy
Um casal de médicos comprou este apartamento de 150m², na Lagoa (zona sul do Rio), já reformado, porém, na área social, apenas o piso havia sido trocado.
Por isso, os dois decidiram contratar os arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura, para fazer um projeto de interiores e iluminação específico para o espaço que compreende o hall de entrada, a sala de estar com tv e a sala de jantar, totalizando 43m².
“Os clientes queriam uma sala aconchegante para curtir em família e receber os amigos. Como gostam de ler, também pediram uma poltrona de leitura confortável no espaço”, revela Ana Luisa.
A reforma não alterou a planta original da sala, mas o layout foi completamente modificado. “Antes, a sala era compartimentada em três ambientes pequenos. Nossa sugestão foi criar uma grande área de estar/tv/leitura, levando a televisão, que antes ficava na atual sala de jantar, para a parede principal do espaço e deslocar a sala de jantar para perto da porta de entrada e do acesso à cozinha”, descreve Gustavo.
Segundo os arquitetos, no geral, a ideia do projeto foi criar uma área social sofisticada, sem ser séria, de estilo contemporâneo cozy. E ainda valorizar materiais e texturas naturais para obter espaços mais aconchegantes, confortáveis e atemporais.
“As peças de acervo e o desenho da marcenaria nova nortearam a escolha do mobiliário novo. Selecionamos móveis que transmitem a sensação de aconchego e conforto, como o sofá de capa branca, com muitas almofadas soltas, e a poltrona com pufe em linho azul marinho”, diz a arquiteta Ana Luiza.
“Como o piso existente era frio, de porcelanato cinza, para contrabalançar, priorizamos mobiliário em madeira e couro para deixar o ambiente mais quente e acolhedor”, acrescenta o arquiteto Gustavo.
Ainda para atenuar o piso frio existente e o fato de a sala ser bem comprida, os arquitetos forraram a parede principal com painel de madeira. Além de “aquecer” o espaço, este recurso também ajudou a amenizar a presença excessiva de luz natural que vem da janela em toda a sua extensão. A partir daí, o quadro colorido da artista Tereza Mc Courtney foi utilizado na definição da paleta de cores da decoração. “Trabalhamos com o branco, os tons terrosos, couro e o azul marinho, de forma harmônica”, explica Ana Luiza.
Outro destaque do projeto é a “caixa” azul marinho que delimita o hall de entrada, ao mesmo tempo que camufla a porta social e porta de acesso à cozinha. Aplicação desta cor em paredes, portas e teto trouxe um visual limpo e interessante, além de dialogar com a poltrona azul marinho, que fica na outra extremidade da sala.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: