Nesta vila alemã o aluguel custa um dólar há cinco séculos

O conjunto habitacional foi construído para pessoas com baixa renda e tem algumas regras: para viver lá é preciso ser católico e voltar para casa antes das 22h

Por Redação CASA CLAUDIA Atualizado em 20 dez 2016, 22h26 - Publicado em 12 out 2016, 17h18
1-vila-alemã-fuggerei

Aluguel que pesa nas contas do fim do mês não é um problema enfrentado pelos habitantes da comunidade de Fuggerei – um conjunto habitacional em Augsburg, na Alemanha, onde os moradores pagam um dólar (aproximadamente R$3,20) de aluguel ao ano. E o valor se mantém o mesmo desde o século XVI, quando era cobrado em florins.

2-vila-alemã-fuggerei

Cerca de 150 pessoas vivem ali em casas que exibem fachadas praticamente inalteradas há séculos. No espaço, há ainda um museu, um apartamento modelo e um bunker construído durante a Segunda Guerra Mundial. O complexo é um dos principais atrativos da cidade, que recebe cerca de 180 mil visitantes todo ano.

3-vila-alemã-fuggerei

Fuggerei foi fundada em 1521 por Jakob Fugger, um comerciante e bancário que destinou parte de seu dinheiro à construção de um complexo para os necessitados. Para viver lá, no entanto, havia algumas condições: era preciso realmente ter condições econômicas restritas, ser católico e rezar três vezes ao dia. Até hoje essas condições são impostas, mas as orações ficam por conta de decisão individual. Outras restrições foram adicionadas com o passar do tempo: atualmente, as portas fecham às 22h e quem volta para casa depois desse horário precisa pagar uma multa de até um euro.

Continua após a publicidade

4-vila-alemã-fuggerei

Os investimentos da família de Fugger ao longo dos séculos e os juros rendidos mantém a comunidade viva até hoje.

5-vila-alemã-fuggerei

 

 

Fonte: BBC Brasil

Continua após a publicidade

Publicidade