Casa Created with Sketch.

Mudanças à vista no bairro da Aclimação, em São Paulo

Moradora do bairro da Aclimação há dez anos, a jornalista Giuliana Capello relata suas impressões sobre o boom imobiliário que está transformando a região. Se você gosta da arquitetura tradicional paulistana e está procurando por apartamento, não deixe de ver os prédios cinquentões mais cobiçados da cidade.

Da minha casa de vila – vestígio de outro tempo – assisti da janela à obr...

 (/)

Há dez anos, finquei endereço na Aclimação, motivada pelo clima de cidade de interior: pouco trânsito, um parque próximo à minha casa, pequenas vilas e casas ajardinadas. Na verdade, um tesouro protegido pelo relevo e ruas sinuosas, a 2 km da avenida Paulista e da praça da Sé. A região é privilegiada por seu perfi l residencial e por oferecer acesso fácil às principais vias de São Paulo, avalia Luiz Paulo Pompéia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp). Desde que me tornei moradora do bairro, perdi a conta dos prédios residenciais que vi nascer. De acordo com a Embraesp, entre janeiro de 2004 e setembro de 2009 foram lançados 29 empreendimentos. Detalhe: a Aclimação integra o distrito da Liberdade, o quinto menor da cidade, com área de apenas 3,70 km2 um terço do Morumbi. Talvez por isso sejam evidentes os efeitos do adensamento no trânsito, na paisagem e até na fila das padarias.

A Biblioteca Municipal Raul Bopp, integrada ao Parque da Aclimação. Reforma...

 (/)

Das casas aos grandes edifícios

Hoje, quando caminho pelo bairro, sinto-me um pouco nostálgica. Embora os trólebus ainda circulem pela Aclimação, as antigas mansões e as casinhas geminadas estão, aos poucos, sumindo do cenário. Elas são o alvo preferido das construtoras, que compram vários imóveis contíguos, planejando obter uma área grande o bastante para erguer uma ou duas torres. A pouca oferta de terrenos valoriza o metro quadrado, os produtos ficam mais caros e, por isso, já nascem destinados à classe média alta, explica Luiz Paulo. O resultado é que os novos empreendimentos estão alterando o perfil (e os hábitos) dos moradores. De novo, bate a saudade da época mais bucólica da região. Coincidência ou não, com os condomínios sofisticados e cheios de segurança, as conversas entre vizinhos no portão já não são tão frequentes. Os comerciantes, por sua vez, são só sorrisos. Não por acaso, é comum ver reformas de fachadas, novos cafés, restaurantes e pet shops.

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Vista para o parque

O que todos os folhetos de lançamentos no bairro têm em comum? Fácil: uma foto imensa do Parque da Aclimação. Ele continua sendo o grande atrativo da região, como conta o diretor do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Fabio Rossi Filho. O parque representa qualidade de vida, algo que toda família busca. Por sua importância ambiental, a Resolução 07/2007 do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) determinou o tombamento da área verde, restringindo a verticalização no seu entorno. Ponto para a Aclimação, que continua atraindo novos moradores… e carros. A sorte é que suas ruas mais centrais têm um traçado peculiar (já viu rua em formato de U?), que espanta motoristas de fora. Assim, o trânsito é basicamente local, porque quase ninguém usa a região como passagem para outros lugares se bem que o aumento de veículos tornou as saídas mais lentas. Mas para que a pressa de sair do bairro, um dos mais agradáveis de viver?

 

Weliton Macena Querino, 61, trabalha há 27 anos na maior padaria do bairro. ...

 (/)

 

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Pontos positivos

  • localização estratégica
  • parque com 112 mil m²
  • clima de cidade pequena
  • pouco trânsito

Pontos negativos

  • preços altos dos imóveis
  • destruição de casas antigas
  • trânsito maior nas divisas
  • condomínios mais isolados
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s