Continua após publicidade

Marquise integra área de lazer e cria pátio interno nesta casa

Assinada pelo escritório FGMF Arquitetos, esta casa em São Paulo tem uma piscina no meio do terreno rebaixado: ao seu redor, estão a área gourmet, home theater e estar com lareira. Tudo é ligado por meio de uma marquise

Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 14 dez 2016, 12h20 - Publicado em 14 dez 2015, 23h15
07 (2)

Localizada em uma rua tranquila e arborizada do bairro do Sumaré, em São Paulo, esta casa assinada pelo escritório FGMF tinha como objetivo criar um dinâmico espaço de convivência: o resultado veio na forma de uma área de lazer aberta, onde os espaços sociais e de serviço se distribuem embaixo de uma marquise apoiada em pilares de aço que circunda a piscina. “A moradia lembra uma casa-pátio mexicana, organizada em torno da área central aberta”, diz Fernando Forte.

A piscina foi instalada a partir de estudos de insolação para que seu uso possa ser feito durante todas as estações do ano. Ao seu redor, um home theater divide a construção com uma área gourmet completa, que conta com cozinha, forno a lenha e churrasqueira, e uma sala de estar com lareira, delimitada por paredes de vidro. O jardim em estilo tropical que permeia pelo espaço utiliza água da chuva captada para a irrigação.

Para garantir a privacidade, todo este espaço foi instalado na parte mais baixa do terreno, que tem um declive de 6 m em relação à rua – quem passa pela calçada, enxerga somente o teto da marquise, que se assemelha a um platô. O layout escolhido também permite uma grande entrada de luz natural pelo alto da construção.

Publicidade