Marcenarias de cobertura são revestidas com folha de peroba
Camila Simbalista e Paula Wetzel, do Studio 021 Arquitetura optaram por um piso de porcelanato, em tom areia com superfície texturizada, nos dois andares.
Assim que comprou esta cobertura duplex de 360 m², o morador encomendou às arquitetas Camila Simbalista e Paula Wetzel, do Studio 021 Arquitetura, um projeto de reforma completa, com decoração integralmente nova em todos os cômodos. “O pedido principal do cliente foi isolar a área social da área dos quartos, pois ele adora dar jantares e festas em casa e não queria incomodar os filhos nem os hóspedes. Outra solicitação foi um local generoso para armazenar sua generosa coleção de vinhos”, conta Camila.
A planta do imóvel foi totalmente alterada nos dois pisos. Antes, no pavimento inferior havia cozinha, área de serviços, salas de estar e jantar e dois quartos, enquanto, no pavimento superior, havia outra sala, suíte master e área externa.
Com a reforma, os as três suítes e o quarto de hóspedes ficaram concentrados no piso de baixo, que também ganhou uma sala íntima com tv e copa de apoio, banheiro social e rouparia. Já o segundo pavimento passou a abrigar toda a área social, cozinha com copa, área de serviços e dependências, além da área externa com espaço gourmet e piscina.
No geral, o conceito do projeto buscou criar espaços com uma cara mais “masculina”, sem que o resultado final ficasse caricato ou exagerado, e a seleção de móveis priorizou criações brasileiras de design assinado.
Na sala de estar, vale destacar a poltrona Renata (do Sergio Rodrigues) e o par de poltronas Samba (do Maurício Bonfim), enquanto, na sala de jantar, os destaques são as cadeiras Ale (do Studio Doimo), a mesa de jantar Lineare (do Studio Sette7) e a luminária pendente LBBA (da Lina Bo Bardi). Na sala íntima com tv, roubam a cena o sofá Platô (do Jaime Bernardo), a poltrona Cuiabá (do Sergio Rodrigues) e a cadeira Liv Office (do Luan del Salvio). Na copa, as cadeiras Pedro são do designer Fernando Mendes.
No quesito “cores, materiais e acabamentos”, para criar uma unidade visual na cobertura, as arquitetas revestiram todas as marcenarias com folha natural de peroba do campo e usaram o mesmo piso de porcelanato, em tom areia com superfície texturizada, nos dois andares.
Na área social, o preto foi inserido para deixar o espaço sutilmente masculino – a cor está presente, por exemplo, na estrutura da adega climatizada piso-teto, na luminária pendente, na base da mesa de jantar e das poltronas, na estrutura das cadeiras e na serralheria que integra a estante de marcenaria.
Como o cliente também adora cor, as arquitetas usaram tons de verde e azul no estofamento dos sofás e algumas poltronas, roupas de cama, armários da cozinha, tapetes, almofadas, quadros e adornos. “As paredes brancas dos quartos dos filhos ganharam ainda pinturas da artista Linda Valente, em tons de cinza – uma reproduz a Lagoa Rodrigo de Freitas, enquanto a outra, a orla de Ipanema”, informa a arquiteta Paula. No restante da decoração predominam os tons claros e neutros.
Um desta cobertura é, sem dúvidas, o terraço aberto do piso superior, de onde se avistam quatro cartões postais da capital carioca: Lagoa Rodrigo de Freitas, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos e Cristo Redentor. Protegido por um toldo retrátil que pode ser 100% recolhido, este espaço conta piscina e espaço gourmet, equipado com churrasqueira e forno de pizza elétricos, cervejeira e frigobar.
“Quando abrimos as portas de correr que separam o terraço da sala de estar temos a sensação de um ambiente único e mais amplo, trazendo ainda a paisagem externa para dentro do apartamento”, conclui a arquiteta Camila Simbalista, do Studio 021 Arquitetura.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: