Madeira, vidro e cimento se unem em projeto contemporâneo e acolhedor
Assinada pelo Debaixo do Bloco, a Casa S2 foi projetada para uma família de cinco pessoas que residem em Brasília
Projetada para uma família de cinco pessoas, a Casa S2, em Brasília, foi projetada pelo escritório Debaixo do Bloco e une perfeitamente a sobriedade do cimento com o calor da madeira.
A construção foi focada em dois conceitos principais: a interação dos espaços e a maximização das incríveis vistas de onde o imóvel se beneficia. Resultando em um layout aberto e fluido, o esquema promove a transparência em todas as áreas, além de conectar a família à natureza externa.
O projeto é dividido em cinco funções principais: uma área social, uma de lazer, serviços e espaços privativos para os filhos e o casal. Ao entrar na residência no nível térreo, uma cozinha de plano aberto e uma área de estar e jantar recebe os moradores. Esse espaço apresenta uma grande janela deslizante para a elevação traseira, que permite a incidência de luz natural inundar o interior.
O térreo também abriga dois banheiros e três quartos para as crianças, um dos quais está conectado a um banheiro privativo. No nível superior, um grande quarto principal em plano aberto está planejado para os adultos. Esse espaço de luxo inclui uma generosa sala de banho e um closet.
Os interiores são definidos por uma paleta de materiais de alvenaria cinza pálido e elementos de madeira quente. Essa combinação resulta em uma atmosfera muito contemporânea e acolhedora. O uso de vidros também aparece no design. Implementadas para trazer luz aos espaços, as janelas funcionam adicionalmente para maximizar a transparência em toda a casa. Assim, enquanto os pais cozinham, eles podem assistir as crianças brincando na piscina.
Do lado de fora, a casa aparece como uma série de blocos de alvenaria empilhados uns sobre os outros e depois quebrados visualmente pelo revestimento de madeira dos balanços. A aplicação da madeira rompe a sobriedade dessas massas cinzentas, proporcionando uma arquitetura mais tátil e envelopando o edifício no ambiente externo.
Painéis de vidro também são aplicados aos volumes dos terraços e varandas externas, melhorando a vista da residência e permitindo à família um espaço para contemplar a natureza e a cidade de Brasília.