Continua após publicidade

Madeira clara e ambientes integrados compõem o décor desta casa

À frente do projeto, o estúdio GRT Archtects optou por incluir grandes janelas triangulares que deixaram a casa com um layout único

Por Yeska Coelho
14 dez 2020, 09h46

A pouco menos de duas horas de carro de Nova York, no Condado de Dutchess, o projeto de uma casa com tijolos texturizados foi idealizado pelo estúdio GRT Archtects. Logo de cara, não tem como não se impressionar com o layout diferenciado da casa — que impressiona desde a escolha da cor até os materiais para a construção.

(Ithai Schori/Casa.com.br)

O projeto foi criado para um casal que pretendia se mudar de Manhattan permanentemente para viver no local, e por isso, os arquitetos tiveram o desafio de criar uma casa que tivesse personalidade, sem abrir mão do conforto e funcionalidade como de qualquer outra casa.

Destaque na composição da obra, as amplas janelas triangulares são o grande diferencial do lugar. Elas são sustentadas por tijolos texturizados e dão uma vista mais ampla do lado de dentro para fora — assim, oferecendo a possibilidade para os moradores apreciarem a vista sem precisar sair de casa.

Continua após a publicidade

As paredes de alvenaria preta texturizada são inclinadas no topo para se encontrarem com as janelas triangulares. “Cada massa tem um telhado idêntico no topo de uma janela em forma de bico, mas a assimetria foi introduzida em resposta ao local”, explica o GRT Architects.

Para complementar a alvenaria, os especialistas optaram por cedro natural com guarnições em cobre na cobertura da casa.

Continua após a publicidade

Por dentro do estúdio

Se por fora a casa apresenta um aspecto único por sua tonalidade em preto e estilo urbano, a parte de dentro surpreende com uma composição contrastante com o exterior em tons claros e marcenaria aliada.

Continua após a publicidade

A madeira clara foi o material eleito para compor praticamente todos os ambientes. Para valorizar o espaço, os especialistas abriram mão das paredes e a estrutura ficou toda integrada. “O interior é concebido como três salas sutilmente implícitas, cada uma orientada para uma visão diferente”, afirma.

(Ithai Schori/Casa.com.br)

Uma escada ao lado da lareira leva ao terceiro volume, onde os moradores encontram o quarto principal localizado em um nível inferior devido à inclinação da vista.

Continua após a publicidade
(Ithai Schori/Casa.com.br)

Este espaço conta com uma janela enorme com vista para o exterior. As outras duas alas são ocupadas pelo lounge — com cama embutida para os hóspedes — e um banheiro.

Continua após a publicidade

O quarto e a cozinha foram divididos por um armário de madeira clara que cumpriu o papel de parede, oferecendo maior privacidade para os moradores.

(Ithai Schori/Casa.com.br)

O único espaço separado por paredes é o banheiro — que contou com gesso marroquino tingido de rosa para dar mais personalidade à construção.

 

Publicidade