Loft inspirado no tom vermelho do urucum tem banheiro em cápsula de inox
O projeto do SALA2 Arquitetura Projeto para a CASACOR São Paulo 2024 tem 71 m² e conta com sala de estar, sala de jantar, cozinha e lavabo.
O escritório SALA2 Arquitetura, de Vanessa Martins Miranda, apresenta na CASACOR São Paulo 2024 a Casa Urucum, que reflete uma profunda apreciação pelas raízes culturais do Brasil e uma visão sustentável de futuro.
Inspirada na herança ancestral e na rica diversidade cultural brasileira, o ambiente é uma celebração da arquitetura vernacular – que se baseia nas necessidades específicas da localização, com materiais disponíveis, de acordo com o clima e as práticas culturais da região – adaptada para o contexto contemporâneo.
Sendo assim, os 71 m² do projeto apresentam um diálogo entre o passado e o presente, materializado em uma sala de estar, sala de jantar, cozinha e lavabo.
Além da riqueza dos materiais naturais, a Casa Urucum se destaca pela incorporação de um volume de inox, evidenciando a fusão da tradição com a modernidade e sublinhando o otimismo no progresso através da inovação sustentável.
A escolha da cobertura cônica, a aplicação de madeira e pedra natural brasileira e a presença marcante da cor vermelha, inspirada na planta de urucum, são homenagens à sabedoria e à estética dos povos originários.
Esses elementos criam uma ponte entre a tradição e a inovação, refletindo o compromisso do escritório com a celebração da cultura brasileira em suas múltiplas dimensões.
O mobiliário é assinado por renomados designers brasileiros, com formas orgânicas e inspiração na natureza.
“Mergulhamos nas raízes ancestrais para tecer uma narrativa de sustentabilidade, onde cada detalhe ecoa o respeito à natureza e à cultura. Valorizamos a herança cultural e o trabalho artesanal local, utilizando materiais tradicionais e técnicas ancestrais”, conta Vanessa.
Amplas janelas para luz natural e a iluminação LED foram incluídas para minimizar o impacto ambiental.
“As cerâmicas dos povos originários adicionam uma dimensão cultural e histórica ao espaço, enriquecendo a experiência dos visitantes. Essas escolhas refletem nosso compromisso em preservar e nutrir a terra que nos acolhe. Em parceria com a Pachamama Investimentos, tivemos soluções em nosso espaço para reduzir o impacto ambiental, em busca do equilíbrio sustentável”, afirma a profissional.