Continua após publicidade

Loft de 193 m² pautado na atemporalidade foi pensado para daqui 40 anos

Projeto do Studio Ro+Ca para a CASACOR SP 2024 é um espaço-cápsula que conjuga a ancestralidade e a tecnologia aliadas à marcenaria e à sustentabilidade

Por Nádia Kaku
9 jun 2024, 19h00
Loft de 193 m² pautado na atemporalidade foi pensado para daqui 40 anos. Projeto do Studio Ro+Ca na CASACOR SP 2024. Na foto, sala com parede vazada, sofás, poltronas e ripas no teto.
 (MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após publicidade

O que você deixaria para as futuras gerações? Projetado pelo Studio Ro+Ca para a CASACOR SP 2024, o Loft Celmar 2064 tenta trazer uma resposta: o espaço-cápsula de 193 m² feito sob medida para hoje ou daqui a 40 anos materializa as ideias de temporalidade em um projeto que conjuga a ancestralidade e a tecnologia no presente – incluindo materiais rústicos em contraposição aos modernos – aliadas à marcenaria sob medida e à sustentabilidade.

Loft de 193 m² pautado na atemporalidade foi pensado para daqui 40 anos. Projeto do Studio Ro+Ca na CASACOR SP 2024. Na foto, sala com parede vazada, sofás, poltronas e ripas no teto.
(MCA Estúdio/Divulgação)

Abrigada pelo acolhimento, a casa cápsula tem tetos e paredes revestidos pelo acabamento amadeirado Capadócia da Celmar, tonalidade sóbria que dialoga com diferentes padrões. Em uma valorização do design autoral, muitos dos mobiliários e luminárias desenhados pela Básico Design, marca de dois sócios do Studio Roca, se apresentam como um legado deixado para as futuras gerações.

Loft de 193 m² pautado na atemporalidade foi pensado para daqui 40 anos. Projeto do Studio Ro+Ca na CASACOR SP 2024. Na foto, cozinha com balcão de pedra e móveis de madeira escura.
(MCA Estúdio/Divulgação)

Na cozinha, os armários inferiores e superiores ganham o acolhimento da madeira, ao mesmo tempo em que contam com um sistema de abertura touch, tecnologia que garante funcionalidade e linearidade ao design. Não como contraponto, mas complemento, o backsplash segue o padrão de acabamento futurista dos eletrodomésticos, metais e utensílios. A bancada em ilha, também de inox, acomoda uma pedra que mesmo em sua rusticidade parece levitar e se encaixa como mesa para refeições rápidas.

Loft de 193 m² pautado na atemporalidade foi pensado para daqui 40 anos. Projeto do Studio Ro+Ca na CASACOR SP 2024. Na foto, sala com estante vazada e jardim.
(MCA Estúdio/Divulgação)

Uma estante suspensa mantém a fluidez na divisão dos espaços. Instalada entre o living e o dormitório, ressalta a geometria em composição com a vida presente no paisagismo exuberante de folhagens. Ao buscar iluminação natural, ganha abertura no teto com vigas marcadas em madeira. Acima delas, uma instalação de esferas infláveis metalizadas remete às capsulas do tempo. O espaço traz ainda um tapete produzido a partir de fibras de garrafas PET, como compromisso sustentável a ser vivido e lembrado.

Loft de 193 m² pautado na atemporalidade foi pensado para daqui 40 anos. Projeto do Studio Ro+Ca na CASACOR SP 2024. Na foto, quarto com parede curva, plantas e poltrona.
(MCA Estúdio/Divulgação)

No dormitório, armários com portas de alumínio têm portas com transparência que valorizam o minimalismo e organização da vida contemporânea. Já no banheiro, o armário amadeirado curvo segue o padrão orgânico da parede que divide a área íntima.

Veja mais fotos!

Publicidade