Integração une churrasqueira, cozinha e até lareira em casa do Paraná

Com a demolição de paredes, Mariana Maran, nossa profissional paranaense do Arquitetos do Brasil, criou um espaço único e integrado para proveito de toda família

Por Alex Alcantara Atualizado em 20 dez 2016, 21h08 - Publicado em 1 Maio 2014, 23h30
06-integracao-une-churrasqueira-cozinha-e-ate-lareira-em-casa-do-parana

Formada em Arquitetura, na Universidade de Marília (UNIMAR), Mariana Maran escolheu para o Arquitetos do Brasill, uma casa que possui todos os ambientes integrados através da demolição de paredes. “Trata-se de uma residência clássica que estava dividida por paredes e portas, o que criava uma situação de desconforto durante o uso diário e também em jantares com amigos. Para torná-la mais adequada ao uso que a família precisava, as paredes foram derrubadas, criando um espaço único e amplo, no qual cozinha, sala de estar e jantar compartilham um espaço integrado e funcional”, relata a arquiteta. Inspirando-se sempre nos pedidos e necessidades dos clientes, Mariana propôs uma mescla entre peças clássicas de cores neutras misturadas ao brilho de espelhos e revestimentos especiais. Quando questionada a respeito dos fatores locais, a arquiteta diz que o relevo montanhoso interfere na criação do projeto. “Como quase não temos terrenos planos, esse tipo relevo acidentado favorece a arquitetura na forma e, principalmente, como exercício da criatividade, pois consigo com este ‘desfavorecimento’ criar obras diferentes”. Confira abaixo, a entrevista completa com a arquiteta paranaense do Arquitetos do Brasil.

1. Quais são suas inspirações? Em quem você se baseia para realizar os seus projetos?

 

Minha inspiração vem do intuito de tornar realidade os desejos dos meus clientes. Ao mesmo tempo em que faço com que esses sonhos se tornem realidade, penso em sua utilidade e funcionalidade, sempre com cores mais neutras e revestimentos sofisticados. Gosto e acompanho muito o trabalho de dois arquitetos brasileiros, Brunete Fracarolli e Sig Bergamin, cada um com suas particularidades e seus estilos.

2. Qual é o fator local (referente à sua região) que interfere, ou seja, icônico na arquitetura/cultura de sua localidade?

 

O fator mais saliente e que interfere, na maioria dos desenhos e projetos, é o nosso relevo montanhoso.

3. O que não pode faltar na casa de um paranaense?

 

Uma bela churrasqueira e uma área de festas ampla que contribua para o convívio com a família e amigos. Muitas pessoas também não abrem mão da lareira para aquecer os dias de inverno rigorosamente frios aqui no sul.

4. Como você costuma se atualizar? Através de revistas, cursos, viagens? E quais são?

 

Viagens, feiras, revistas, internet etc. Costumo viajar todos os anos para o exterior, buscando agregar bagagem cultural aos meus projetos, isso me fortalece como profissional.

5. O que compensa (ou não) trazer de outras regiões do Brasil ou do mundo em questão de materiais?

 

Gosto muito de comprar os produtos nacionais que, na maioria das vezes, têm qualidade superior. Porém são mais caros. Em meus projetos, utilizo muitos produtos europeus que, apesar do alto valor agregado, possuem diferenciais que ainda não encontramos em nosso país.

6. O que frustra e te estimula na sua profissão?

 

Frustra algumas pessoas que preferem optar pelo mais barato ao invés de obter um produto de qualidade ou não optam por ter algo com estilo diferenciado. O que me estimula é reconhecimento das pessoas ao verem o seu sonho sair do papel e se tornar realidade.

Continua após a publicidade

7. Qual foi o último livro que você leu?

 

É Tudo Tão Simples, da Danusa Leão, gosto muito dela.

8. Você é a favor da reserva técnica?

 

Em partes. Concordo quando o arquiteto efetivamente faz a venda, mas não concordo com os valores abusivos que alguns arquitetos estão exigindo pelas reservas técnicas.

 

Perguntas e respostas:

 

1. Niemeyer ou Lúcio Costa? Niemeyer.

2. Pudim de leite ou mousse de chocolate? Mousse de chocolate.

3. E o vento levou ou Dançando na Chuva? Dançando na chuva.

4. Chico Buarque ou Elis Regina? Chico Buarque.

5. Sushi ou pizza? Pizza.

6. Atari ou Playstation? Playstation.

7. Clarice Lispector ou Caio F. Abreu? Clarice Lispector.

8. Gato ou cachorro? Cachorro.

9. Android x iOS? iOS.

10. Paris ou Milão? Paris.

perfil-integracao-une-churrasqueira-cozinha-e-ate-lareira-em-casa-do-parana

Mariana Maran é formada em Arquitetura pela Universidade de Marília (UNIMAR). Tem especialização em Interiores Residencial e Comercial, Paisagismo, Construção Hospitalar e em gerenciamento de obras. Possui publicações em revistas e vários prêmios regionais de qualidade em prestação de serviços. Conheça mais seu trabalho:

 

Continua após a publicidade

Publicidade