Integração total e layout personalizado marcam este apê de 280m²
A arquiteta Carina Del Fabbro reformulou os espaços de forma a contemplar as necessidades dos moradores e integrou os cômodos para ampliar a área social
Integrar ambientes, personalizar o layout e dar novos usos aos espaços de acordo com a realidade e rotina da família são apenas alguns dos pilares que norteiam um arquiteto na hora de projetar um lar funcional. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, projetos de interiores são minuciosos e levam em conta as mais diversas particularidades e desejos dos moradores.
“Projetos de reforma não são como uma receita de bolo que pode ser copiada e seguida à risca por qualquer pessoa. É preciso atenção aos detalhes, conhecimento técnico e flexibilidade para mudar de ideia no meio do caminho. O que funciona em um projeto, nem sempre vai funcionar em todos”, pontua a arquiteta Carina Dal Fabbro, que está à frente do escritório que leva seu nome.
Tendo estes pontos em vista, Carina apresenta o projeto de arquitetura de interiores do apartamento de 280 m², localizado no Bairro da Aclimação, que traz como principal inspiração a integração de ambientes e a readequação dos espaços de acordo com as demandas listadas no briefing desde a contratação do escritório.
Uma área social ampla e totalmente integrada foram 2 dos pedidos dos moradores para a sua nova casa. Para atendê-los, Carina retirou a parede que separava a varanda e nivelou o piso para que ela ficasse incorporada ao living.
Com isso, a área ganhou ainda mais espaço e a sala de tv, sala de estar, espaço gourmet, sala de jantar e área do bar passaram a dividir o mesmo espaço com muita fluidez e elegância. “Com foco na decoração e nos anseios da família, fiz todas as adaptações durante a obra e desenhei toda a marcenaria da casa. Idealizei cada um dos detalhes para que o resultado fosse esse: um lar bonito, sofisticado e acolhedor”, conta Carina.
Com a quebra de paredes e integração total do living, os moradores ganharam amplas áreas de convivência que foram setorizadas por meio de sofás, poltronas e tapetes. Seguindo a paleta de tons claros, a arquiteta acrescentou texturas e elegeu o sofá azul como grande protagonista de um dos espaços.
Já na área reservada para o jantar e o espaço gourmet, a proposta era aquecer o ambiente com os tons amadeirados e proporcionar aos moradores a experiência de reunir a família e os amigos ao redor da mesa. Por isso, a sala de jantar ganhou uma mesa de dez lugares. Para refeições mais intimistas, a profissional posicionou uma mesa redonda, de quatro lugares, que os acolhe com o mesmo conforto.
Para os quartos infantis, Carina reafirma a importância de ouvir e respeitar as ideias e gostos das crianças. “Incluam e ouçam os pequenos durante este processo de obra e escolha de decoração. Isso gerará neles uma sensação de pertencimento e tornará a adaptação no novo quarto muito mais fácil”, continua a profissional.
Com papel de parede de galáxia, nichos coloridos e uma grande mesa em marcenaria, o quarto do filho mais velho pode ser readaptado com transformações simples para acompanhar o seu crescimento. Já o quarto do filho mais novo foi mobiliado com móveis clean, muitos brinquedos e papel de parede escolhido pela própria criança.
Para unificar os ambientes, Carina apostou no nivelamento do piso, já que as varandas costumam ser mais baixas, e instalou o mesmo revestimento em todo o ambiente. Para separar o cantinho da leitura do dormitório, foi empregado um ripado de madeira, que oferece privacidade e não pesa em nada no visual final do quarto.
Com um único banheiro amplo e recém entregue pela construtora, a proposta de Carina foi dividi-lo em banheiros senhor & senhora. Desta forma, foi possível atender mais uma vez as necessidades individuais do casal. Para dar unidade ao espaço do morador, foi instalado o mesmo revestimento no piso e nas paredes e a arquiteta apostou em uma bancada e marcenaria branca, trazendo sofisticação e alta funcionalidade em cada detalhe.
Assim como no banheiro senhor, Carina optou por um revestimento único para pisos e paredes. Com box até o teto, evitou-se a presença do trilho na parte superior que costuma criar uma barreira visual. Graças a banheira, o espaço ganhou ares de SPA e se tornou a pedida perfeita para momentos de relaxamento e descanso.