Hall de entrada minimalista com espelho orgânico embutido em painel dá boas vindas em apê
O Fato Estúdio apostou nos materiais naturais, como linho, algodão, mármore, palhinha, e principalmente a madeira para compor a atmosfera minimalista.
Por Editado por Ana Harada
11 ago 2024, 13h00
A família composta por três pessoas pediu um reforma completa aos arquitetos Joana Bronze e Pedro Axiotis, do Fato Estúdio para sua nova morada, este apartamento de 170 m². “Originalmente, a planta tinha quatro quartos, sendo apenas uma suíte. Os clientes pediram duas suítes bem amplas e uma área social maior, com ilha gourmet integrada, para o marido cozinhar na sala nos finais de semana”, conta Pedro.
“A experiência do nosso projeto começa quando o visitante toca a campainha e aguarda a porta abrir. O número com visual minimalista da porta de entrada traduz sutileza e delicadeza, enquanto espelho com design orgânico, embutido no painel de marcenaria, faz o pequeno espaço parecer bem mais amplo”, acrescenta a sócia Joana.
Com estilo clean minimalista, o apartamento tem uma base neutra e clara – que vai das paredes pintadas de branco ao piso em porcelanato cinza claro, passando por tons off white e areia – para transmitir paz e elegância. Já os materiais naturais, como linho, algodão, mármore, cerâmica, palhinha e, em especial, a madeira contribuíram para deixar os espaços mais acolhedores.
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve.
“Usamos quartzito Taj Mahal na ilha da área gourmet integrada à sala, na cuba esculpida e frontispício alto do lavabo e nas bancadas e frontões da cozinha para acrescentar um toque elegância a esses espaços, sem pesar visualmente”, diz Pedro.
Na decoração, com exceção das cadeiras de jantar, que vieram do apartamento antigo, é tudo novo. Na área social, os arquitetos priorizaram móveis brasileiros contemporâneos, de design assinado, com destaque para as poltronas Soft (do Arthur Casas), a mesa de centro Concrete (do Estudiobola), o banco Carlos (do Gustavo Bittencourt) e as banquetas Pedrita (do Marcelo Caruso). Outro destaque são marcenarias desenhadas pelos próprios arquitetos, executadas com acabamento em folha natural de carvalho lavado, e obra de arte seccionada, do artista plástico João Migotto (exposta acima do aparador suspenso), único elemento colorido na área social, com grande impacto visual.
Com estilo atemporal e uma base também neutra, a suíte da filha de 12 anos foi projetada para ser usada por muito tempo. Como a menina pratica balé, os arquitetos instalaram na parede em frente à cama um grande espelho com barra de apoio, fazendo o espaço parecer bem maior. As marcenarias mesclam acabamento em laca branca e carvalho natural, enquanto o piso foi revestido com tábuas corridas de madeira tauari.
Veja mais fotos abaixo:
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter