Grandes vãos de vidro integram esta casa de 600 m² à natureza do entorno
Com projeto de Beth Araújo e paisagismo de Renata Guastelli, o projeto tira partido da declividade do terreno
Em um sofisticado condomínio em Vinhedo (SP), esta casa de 600 m² planejada pela arquiteta Beth Araújo, recebe traços contemporâneos, integra ambientes e incorpora elementos naturais que garantem ainda mais bem-estar à família formada por um casal com um filho.
A originalidade do projeto está na solução dada à casa em declive: com três níveis – térreo, superior e inferior – o programa aproveita a inclinação do terreno para criar uma sequência fluida e harmoniosa. A piscina, situada um pouco abaixo do desnível da casa, é acessada por uma escadaria única composta por degraus de grama, conferindo um toque rústico e ao mesmo tempo sofisticado. O paisagismo é de Renata Guastelli.
Um dos grandes desafios enfrentados pela arquiteta foi gerar grandes aberturas para aproveitar as deslumbrantes vistas de paisagens naturais do condomínio, sem comprometer a privacidade e a integridade da residência.
Por isso, nos interiores – que oscilam entre o industrial e o contemporâneo – os materiais naturais prevalecem: as pedras pau-ferro e a mineira se aliam à estrutura metálica pintada de corten. A decoração neutra segue a paleta de cores, promovendo uma sensação serena e acolhedora, ampliada pela luminosidade abundante que permeia todos os cômodos.
A cozinha, totalmente integrada às salas de jantar e living, é um convite à confraternização familiar, com destaque para o revestimento de madeira com detalhes ripados. O lavabo espaçoso foi pensado para receber cadeirantes e portadores de necessidades.
O projeto de iluminação é da Natilux, que criou cenários com a luz, inclusive nos jardins.
Veja mais fotos!