Forro de madeira e painel de mármore são destaques em área social de apartamento
Arquiteta Maria Araújo adequou planta do apartamento e apostou em revestimentos neutros e mobiliário assinado para criar espaço acolhedor e requintado

Um casal recém-casado e apaixonado por arquitetura modernista e mobiliário brasileiro procurou a arquiteta Maria Araújo para projetar seu novo lar, em Brasília. Um dos pedidos: criar uma ampla sala para receber familiares e amigos — o que foi feito com a demolição de um dos quartos e o reposicionamento das áreas molhadas.

Definido o desenho do ambiente, a área social ganhou revestimentos neutros nas paredes e no piso. O grande destaque ficou para o forro de madeira ripado, combinado a um grande painel de mármore travertino que emoldura as entradas da cozinha, lavabo e área íntima.

Destacam-se também as peças de mobiliário assinadas por renomados designers brasileiros modernistas e contemporâneos — paixão dos moradores, assim como a arquitetura modernista —, como a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, a mesa Pétala, de Jorge Zalszupin e a mesa de jantar do Estúdio Bola, entre outros.

Nas áreas molhadas, os mesmos revestimentos neutros foram mantidos — exceto pela marcenaria da cozinha, onde armários verdes laqueados dão toque de cor ao ambiente, e pelo lavabo, que ganhou papel de parede estampado também em um tom de verde.


Nas áreas íntimas, a materialidade foi invertida para dar protagonismo ao piso de madeira cumaru. Ali e em outros espaços, os móveis em marcenaria, desenhados pelo próprio escritório, imprimiram calor com a tonalidade da madeira freijó e contribuíram para unificar os ambientes.