Escritora dá dicas simples para economizar água e luz em casa

Pequenas mudanças de hábitos em casa podem significar uma grande economia de recursos no final do mês. A escritora Maria Eugenia Cerqueira dá as dicas.

Por Cris Komesu Atualizado em 14 dez 2016, 11h57 - Publicado em 7 nov 2014, 19h04

Geladeira: ao cozinhar, planeje os ingredientes que irá usar com antecedência e retire-os de uma só vez da geladeira. Isso evita o abre e fecha do aparelho, o que causa o aumento do consumo de energia elétrica, uma vez que a geladeira demora mais para voltar ao equilíbrio da temperatura.

Despensa: ao trazer as compras do supermercado, organize os alimentos de modo que os mais antigos fiquem à frente e os novos mais para o fundo da prateleira. Isso evita o desperdício de itens que não foram consumidos e tiveram a data de validade vencida.

Área de serviço:

– Deixe acumular mais peças de roupa e utilize a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e também da secadora – isso otimiza o consumo de água e energia elétrica.

– Acumule também as roupas na hora de passar – isso diminui o gasto de energia elétrica consumida para esquentar o ferro.

– Aproveite a água do enxágue da lavagem das roupas – o primeiro enxágue pode ser usado para lavar o quintal e água dos demais, mais limpa, para a limpeza dos móveis do jardim, higienização de carpetes, etc. “O resto de amaciante, bem diluído, ainda ajuda na limpeza da casa”, explica Maria Eugenia.

Telefone: aparelhos sem fio consomem energia elétrica. Considere reduzir a quantidade de extensões na casa ou apenas tire da tomada a que não estiver sendo utilizada no momento.

Continua após a publicidade

feicon-2011-novo-design-torneiras-misturadores-03

Vazamentos:

– Confira se não há vazamentos: feche todas as torneiras, desligue os aparelhos que utilizam água e cheque se o marcador do relógio de água (hidrômetro) permanece no mesmo patamar. Se os níveis continuarem a subir é indício de vazamento. A Sabesp dá mais dicas para descobrir vazamentos aqui

–  Verifique também o consumo de energia: desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes, verificando a seguir se o disco do medidor continua girando. Caso isto ocorra é porque existe “fuga de corrente”. Pegue uma lanterna e desligue a chave geral. Na hipótese de o disco do medidor parar de girar, o defeito é na instalação elétrica interna da casa. Se o disco do medidor continuar girando, o defeito pode ser no próprio medidor. Anote o que observou e consulte sua concessionária de energia elétrica, informando o ocorrido.

Livro

A autora das dicas, Maria Eugenia Cerqueira, lança seu quinto livro: “Quem dá brilho, brilha – Dicas para bem resolver probleminhas domésticos de toda ordem”, na quarta-feira, 12 de novembro, na Livraria da Vila:

Sessão de autógrafos: das 18h30 às 21h30

Local: Livraria da Vila – Shopping Pátio Higienópolis. Av. Higienópolis, 618 – São Paulo, SP.

Continua após a publicidade

Publicidade