Entre a mata e a lagoa

Nesta casa em Florianópolis, a vista alcança o mar. A exuberância da paisagem guiou o projeto, que se vale de grandes áreas envidraçadas.

Por Por Marianne Wenzel e Paulo Lagreca Fotos: Hermes Bezerra/ Oficina de Luz Atualizado em 21 mar 2022, 14h53 - Publicado em 14 ago 2008, 12h12

Viajado, o empresário Alexandre Rossi passou dois anos produzindo programas de turismo na Austrália. Nesse período, reuni muitas referências de casas de madeira. Gosto de arquitetura, sempre colhi informações sobre esse assunto, conta. De volta a Florianópolis, decidiu que era hora, enfim, de usar esse conhecimento para encomendar o projeto da moradia de sua família a mulher, Vanessa, e o filho pequeno, Enzo. Antes mesmo de encontrar o terreno, me animei e comprei seis troncos de madeira bruta, diz. A arquiteta Marília Ruschel, autora do projeto com o arquiteto Nelson Teixeira Neto, sugeriu utilizá-los para sustentar o pergolado que contorna parte da varanda.

Outra casa, de 269 m², encravada num morro do litoral norte paulista, venceu o declive com a distribuição dos ambientes em três patamares. Sem acabamentos luxuosos, ela aposta no uso criativo de materiais como pedra, madeira e cimento. Não deixe de ver!

Publicidade