Casa Created with Sketch.

Encaixe é uma solução para otimização do espaço dentro de casa

No apartamento de 24 m², revestimentos dão unidade ao projeto, que aproveita ao máximo todos os ambientes

Tendências do mercado imobiliário se modificam ano a ano. As ofertas e procuras são modeladas de acordo com o interesse dos jovens, que procuram sair da casa dos pais e ditam suas necessidades em um imóvel – seja este individual ou para construir uma família. Atualmente, a grande procura é por imóveis pequenos, que sejam confortáveis e aconchegantes. Foi esse pensamento que motivou o economista Gustavo Paes a encontrar um pequeno apartamento no Rio de Janeiro. Gustavo viu a oportunidade de transformar o imóvel de 24 m² em um espaço aconchegante e prático.

Vista da sala para a cozinha.

Vista da sala para a cozinha. (Juliano Colodetti /MCA Estudio (Divulgação)/Casa.com)

O prédio, construído na década de 1960, no bairro de Ipanema, não tinha muitos ambientes: apenas um banheiro, quarto, sala e cozinha de 1 m² neste meio, que foi retirada do projeto para ampliar a área. “Deixamos apenas uma parede que divide o dormitório dos demais espaços”, explica Marcelo Moura, do escritório Tripper Arquitetura, responsável pela reforma do local. A nova cozinha recebeu marcenaria planejada para acomodar de forma prática a extensão desta divisória.

Sala do apartamento.

Sala do apartamento. (Juliano Colodetti /MCA Estudio (Divulgação)/Casa.com)

Assim, sala e cozinha dividem o espaço de quase 13 m² de forma setorizada. No estar, ao lado da entrada, uma mesa de três funções – jantar, estudos e aparador – ocupa o centro. Para dar unidade ao projeto, o móvel tem o mesmo acabamento usado na marcenaria da cozinha. O laminado, que reveste toda a cozinha, é usado na porta que dá acesso ao dormitório, para camuflá-la.

Planta original

Planta original.

Planta original. (MCA Estudio (Divulgação)/Casa.com)

Fechada e no centro da planta, a antiga cozinha dividia as áreas. O arquiteto responsável optou por demolir algumas das paredes (sinalizadas em vermelho) e integrá-las à sala, criando então uma porta no dormitório, isolando a área íntima.

Beleza e praticidade

Quarto com cama desenhada por Marcelo Moura.

Quarto com cama desenhada por Marcelo Moura. (Juliano Colodetti /MCA Estudio (Divulgação)/Casa.com)

Com apenas 7 m², o espaço do quarto precisava ser otimizado. A cama (1,68 x 2,35 x 0,45 m), desenhada por Marcelo, inclui três gavetões em sua base: “essenciais para guardar roupas de cama e banho”, diz. O acabamento de madeira contorna a extensão do ambiente, trazendo mais aconchego.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s