Ecológico e com muito estilo

Com escolhas como madeira reflorestada, tinta de terra e metais sanitários economizadores, este banheiro combina beleza e respeito ao meio ambiente. Por isso mereceu o primeiro lugar do Prêmio Planeta Casa 2006 na categoria Design de Interiores

Por Redação Atualizado em 14 set 2018, 10h47 - Publicado em 2 nov 2006, 18h28
Um título para uma foto sem titulo

Arquitetas: Juliana Boer e Maira Del Nero

Área: 24 m2

Localização: Campinas Decor 2006

Por que é ecológico: madeiras certificada, de demolição e de reflorestamento; metais sanitários economizadores, iluminação com leds, tinta de terra crua e resina à base de mamona aplicada sobre o piso de cimento queimado.

Num casamento bem-sucedido, este banheiro, criado para a mostra Campinas Decor 2006, alia beleza e consumo consciente. As arquitetas Juliana Boer e Maira Del Nero favoreceram o uso racional de água e energia e privilegiaram materiais de baixo impacto ambiental. “Queríamos mostrar que é possível ser sustentável sem perder a qualidade estética”, diz Juliana. Um bom exemplo é a utilização da madeira teca certificada (Floresteca) na passarela, nos painéis e no forro. A iluminação montada com leds realça a resina aplicada no piso de cimento queimado. Batizada de Ecopiso, ela é produzida com mamona (Idhea).

Um título para uma foto sem titulo

Uma faixa de teca certificada segue do piso ao teto no centro do ambiente. Nas paredes, as arquitetas usaram tinta de terra crua (Primamatéria) e cortiça reciclada. A barra de bambu no boxe do vaso sanitário combina com as pastilhas Ecomosaico (Fatto a Mano). Da cooperativa O Casulo Feliz, a persiana de seda aproveita sobras da indústria. As torneiras com sensor e válvula da descarga (Deca) garantem o uso racional da água. Ao lado do espelho, o armário é de madeira de reflorestamento (Fazenda Santa Mônica).

Um título para uma foto sem titulo
Continua após a publicidade

Publicidade