Duas casas parecidas passam por reforma: uma vira clássica; a outra, moderna
Na viela paulistana, dois sobrados de 1932 pertencentes à mesma dona são reformados para ganhar destinos e feições distintos
Por Por Deborah Apsan (visual) e Joana L. Baracuhy (texto) | Projeto Luciana Galves Arquitetura | Fotos Marco Antonio
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19 Jan 2017, 13h59 - Publicado em 10 Jan 2015, 18h14
Com trama e ambientação incomuns, esta história bem que poderia render uma novela. O cenário? Uma antiga viela na capital paulista. O enredo? Duas casas idênticas, frente a frente, são compradas pela mesma pessoa e passam por reformas opostas, conduzidas por uma única profissional. Numa delas, destinada a receber inquilinos depois da empreitada, a beleza e o bom estado dos acabamentos sugeriam um restauro com atmosfera italiana. Na outra, a flha da proprietária entra em cena. Prestes a casar, a jovem ganha o imóvel de presente e impõe seu jeito moderno e prático numa mudança radical. O grand fnale talvez inclua a típica surpresa: as moradoras de cá e de lá criam buldogues – Astolfo e Zoraide, nesta ordem. Estaria o destino conspirando para um encontro entre os cães selado durante um passeio na rua num entardecer qualquer?
Novelices à parte, as personagens se chamam Andrea Lucchesi e Roberta Alonso, e cada uma vive com o respectivo marido. O primeiro casal buscava um cantinho para alugar quando encontrou o sobrado recém-renovado. Acabamentos meticulosamente recuperados deram indícios do zelo com que os seis meses de trabalho, em 2011, haviam sido conduzidos pela arquiteta paulista Luciana Galves – e imprimem ao lugar um clima aconchegante. Conquistaram a dupla de imediato.
Na calçada em frente, a versão era outra. Chamada em 2010 para cuidar da residência de iguais 145 m², completamente deteriorada, a encarregada do projeto e da administração da obra trocou ali também telhado e redes elétrica e hidráulica, mas precisou lidar, ainda, com um extenso reforço da estrutura. Tudo para abrir espaço ao solário desejado pela cliente.
Ao fim de 12 meses, novas feições (e rotinas) desenharam-se na vila. No lado par, é comum ver a sociável locatária sair da fachada avermelhada em direção às costumeiras reuniões com os vizinhos. Já na fileira ímpar, avista-se pelo janelão da morada cinza a reservada proprietária trabalhando no mezanino. Clássico, o desfecho da narrativa reserva outro toque de suspense: guardaria o acaso uma futura amizade entre as moças, unidas pela trajetória e separadas apenas pelos estilos tão diferentes?
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“O que me encantou no sobrado já reformado foram o jeito de cidade do interior e os detalhes clássicos, caso das molduras e guarnições” Andrea Lucchesi, moradora.
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A lambreta na garagem não é mera coincidência. Adeptos de um modo de vida casual, os locatários morreram de amores pelo ar toscano da moradia de número 70.
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O cinza das molduras de concreto se soma à textura terracota (Terracor) e ao verde dos gradis (Slot Serralheria Artística).
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Coube à Claudene Fechaduras e Ferragens restaurar ou reproduzir as peças originais. A porta ao lado da qual Andrea pendura seu capacete é autêntica.
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A escada é uma réplica.
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Por toda a área social se encontra o piso de tacos de peroba-rosa, raspado e protegido por resina com acabamento semibrilho da Bona. A rodapé alto (30 cm) de
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A ideia de abrir a construção à luz e integrá-la ao quintal dos fundos (recuperado após a demolição de um “puxadinho”) determinou a execução de uma viga de
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Na edícula, os tijolos descascados reforçam o ar rústico. Andrea converteu o quarto de serviço numa sauna úmida.
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A cozinha traz frontão de ladrilhos hidráulicos (da Brasil Imperial, comprados na Ibiza Acabamentos) e um prático porcelanato bege no piso.
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Novos acessos. Alterações pontuais melhoraram a circulação na entrada: fechado, o corredor que levava à cozinha agora define o hall e abriga a parede com móvel
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Luz e conforto extras. Como em toda a casa, o forro de gesso na sala de TV embute spots para iluminação indireta e a rede do ar-condicionado. A porta ao fundo
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Mudanças: poucas e boas. Bastou edifcar um lavabo e um banheiro, além de dividir o existente, para modernizar a planta. Com pequenos retoques, o layout
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“Queria uma casa com tudo de que preciso para viver, pois gosto de ficar na minha. Mas tenho alma rock’n’roll, então pedi um estilo atual e um toque de preto".
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Do outro lado da rua, o número 19 passou por extensa remodelação e adquiriu traços contemporâneos, aberturas para o sol e um pavimento a mais.
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Roberta e a cadela Zoraide posam no hall de entrada, repleto de luz graças à nova e ampla esquadria da fachada.
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Toques contemporâneos despontam aqui e ali, a exemplo da porta da cozinha, dotada de uma escotilha.
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Como na outra obra, os tacos de peroba-rosa foram completados e recuperados.
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O enorme caixilho de alumínio com pintura eletrostática branca (2,24 x 4,30 m, feito pela esquadrix) estende-se pelos dois andares. a abertura – apesar de voltada
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A arquiteta Luciana Galves elegeu cinza e preto para os acabamentos externos e também para o projeto de interiores, exceto onde prevaleceram os materiais
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Com dois andares, o trecho ao fundo abriga a lavanderia no térreo e o banheiro do casal no primeiro pavimento. Coube um jardim interno no espaço livre entre os dois blocos da casa.
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A cozinha com bancada de granito preto São Gabriel, cresceu ao avançar quintal afora e emendar na antiga edícula. Exibe uma das quatro vigas aparentes e pintadas de preto da obra.
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Acesso de metal. Como foi necessário erguer outra escada, o mesmo aço do reforço estrutural compôs a nova base, pintada de preto. No alto, a abertura zenital ajuda a clarear o interior.
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Canto de trabalho. No novo mezanino (a laje acima do jardim de inverno foi demolida) coube o escritório de Roberta, que ocupa um antigo quarto e recebe bastante luz vinda da fachada frontal.
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Lazer no topo. A cobertura com hidromassagem e sauna surgiu após boa parte do telhado ser removida e trocada por uma laje robusta calculada pela equipe de engenharia.
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Reforça, amplia e ilumina. Para crescer, a construção precisou de fundação, vigas e pilares metálicos extras. Esse aporte viabilizou estender a casa até os fundos do