Casa Created with Sketch.

Designer cria micro-apartamento do tamanho de uma vaga de carro

Chamado de Tikku, o apartamento em miniatura é autossustentável e produz a sua própria energia elétrica

A equipe de design Casagrande Laboratory instalou um micro-apartamento em uma das praças mais movimentadas da cidade de Helsinque, capital da Finlândia. Com largura e profundidade de 2,5 por 5 metros, o pequeno apartamento tem o tamanho exato de uma vaga de carro.

Chamado de Tikku, o imóvel em miniatura é formado por módulos que são encaixados uns nos outros verticalmente, e podem ser montados em uma noite. O projeto também é autossuficiente, já que produz a sua própria energia elétrica (através de painéis solares) e possui um sistema de esgoto que não utiliza água (o chamado ‘dry toilet’).

micro-apartamento finlândia

 (Casagrande Laboratoy/Facebook)

O apartamento conta com três níveis, dispostos sobre uma caixa de areia especial que faz as vezes de fundação – como o micro-apartamento não precisa ser fincado no concreto, ele pede de um sistema de amortecimento para se manter equilibrado no chão. O primeiro nível é o quarto, o segundo o escritório e o terceiro, uma estufa. Apesar de pré-definidos, cada um desses níveis pode ser adaptado e utilizado segundo o gosto do seu morador.

Confira no vídeo abaixo os detalhes da construção do Tikku:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.