Casa Created with Sketch.

Como preparar uma casa para receber alguém via Airbnb

Então esta matéria é para você: que tal aproveitar a temporada de férias e as Olimpíadas e fazer uma renda extra com um espaço que pode receber viajantes?

abre-como-receber-alguem-via-airbnb

 (/)

Com a temporada de férias e as Olimpíadas chegando, que tal aproveitar a e fazer uma renda extra com um espaço que pode receber viajantes? Abaixo, confira dicas de como preparar a casa, um quarto ou o apartamento para alugar no Airbnb. “Dizemos que os dois tesouros de uma boa hospedagem são cama e banho. Isso quer dizer que é por aí que você deve começar, com um bom colchão e um bom chuveiro”, conta Karina Barretto, da consultoria A Arte de Hospedar. Para receber bem os hóspedes, pense no que precisa ser adaptado no espaço e como você gostaria de ser recebido na casa alugada – ajuda se você pensar como um serviço de hotel.

Comece com a estrutura

O encanamento e a elétrica estão em ordem? Todos os eletrodomésticos (micro-ondas, ar condicionado, televisão, máquina de lavar, etc) estão funcionando bem? O sinal do wi-fi é bom e duradouro? Comece avaliando a estrutura do apartamento, casa ou quarto: “É necessário que o espaço esteja em perfeitas condições de uso e, para se destacar, é preciso que tenha personalidade”, explica Karina.

Pense nos detalhes

Depois de avaliar a estrutura e o funcionamento de todos os eletrodomésticos e eletrônicos, pense nos detalhes. A decoração tem que ser o mais clean possível, sem objetos de valor sentimental ou material, para evitar perdas e danos, e tudo tem que ser muito acessível. “Se a televisão estiver na sala, deixe os controles à mostra, tenha um manual de como funcionam os canais. Você pode ter uma boa coleção de filmes para oferecer ou guias da sua cidade para emprestar, e uma manta para os dias de frio é sempre simpático”, diz a profissional.

Capriche no quarto e no banheiro

Como eles são os “dois tesouros da hospedagem”, invista em produtos de qualidade e bem cuidados: “prefira lençóis brancos, limpos e bem passados, com travesseiros novos e confortáveis (tenha mais de uma opção) e cobertores que sejam suficientes para a temperatura da estação. No banheiro, deixe toalhas brancas, limpas e relativamente novas. Sabonete novo é imprescindível, mas shampoo e secador de cabelo são opcionais. Faça uma plaquinha bonita pedindo que os hóspedes não joguem papel e outras coisas no vaso sanitário – isso é cultural para muitos estrangeiros”, conta Karina. Ainda no quarto, o cuidado com os objetos, como uma flor e uma carta de boas-vindas fará toda a diferença: “Deixe uma moringa com água e um copo ou dois, dependendo da quantidade de hóspedes. Lembre-se que os hóspedes precisam de armário, cabides, espelho, tomadas e mesa de trabalho”, completa.

Limpeza e bem estar

Sim, o espaço tem que estar muito limpo e totalmente preparado para receber os hóspedes, assim como em um hotel. Deixe também as regras da limpeza escritas em um guia – precisa tirar o lixo? Onde colocá-lo? Tem que separar o reciclável? Se o lixeiro passa num determinado dia, deixe orientado também. Mantenha em mente que os hóspedes podem ter hábitos diferentes dos seus, então antecipe o máximo de conseguir, criando as regras do espaço que vão dizer se é permitido ou não fumar, até que horário é permitido fazer barulho, se é permitido ou não trazer visitas e fazer festas, etc.

Atenção especial com estrangeiros

“Os estrangeiros, no geral, são hóspedes que não dão trabalho. Estão acostumados com pouca ou nenhuma bajulação (ao contrário de nós), então eles se viram bem, vêm e vão com facilidade e solicitam pouco. Viajantes estrangeiros costumam gostar de casas clean, com personalidade brasileira”, explica a profissional. Porém, quanto mais investido você estiver com o bem estar do seu hóspede, melhor: “o ideal é deixa-lo bem à vontade, mostrando como a casa funciona, onde ele pode guardar as roupas, como usar o fogão, a geladeira, o chuveiro, etc. O viajante quer ter uma experiência de viver como um local, mas ele não quer sentir que está invadindo a privacidade de alguém. Mostre a ele onde é o supermercado mais próximo e deixe um aviso sobre as regras da casa e a senha do wi-fi”, finaliza. Lembre de traduzir os guias que deixar pela casa explicando como cada coisa funciona. Se você não falar a língua do hóspede, buscar algum conhecido que seja fluente pode ser de grande ajuda.

Prepare a cozinha e a sala de jantar

Se estiver alugando o apartamento ou a casa inteira, o hóspede provavelmente vai utilizar a cozinha e a sala de jantar, mesmo que seja para um copo d’água e para trabalhar. Porém, o espaço deve estar sempre preparado para caso ele queira utilizar as áreas ao máximo, tendo jogos de pratos, copos e talheres relativamente novos e que combinem, caso um jantar aconteça. Se for mais de um ou dois hóspedes, aumente o número de itens, para que nada falte na hora H. Lembre também de bowls, guardanapos, canecas e de explicar como o fogão e a cafeteira funcionam.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.