“Colunas atlânticas” dão ares de casa a apartamento
Projeto do arquiteto André Luque traz o verde para dentro do apartamento com estruturas permeadas por verde

Assinado pelo arquiteto André Luque, o projeto do apartamento Heritage – casa de um casal e seus três filhos, em São Paulo – propõe soluções customizadas para trazer ares de casa, com integração de espaços sociais e inclusão de elementos de traço orgânico.

Para isso, sala e varanda foram integradas — e a varanda foi equipada com novos caixilhos perimetrais que percorrem toda a fachada. A configuração possibilitou a contemplação do pôr do sol, algo antes impossível devido à disposição dos elementos que obstruíam a vista.

Além disso, o desenho das marcenarias e a curadoria dos mobiliários prioriza formas curvilíneas, quebrando uma possível rigidez estética.
A unidade visual é definida pelo piso de pedra que se estende por toda a ala social, e também pelo forro de madeira e pelas paredes revestidas por painéis de Carvalho Americano.

A paleta de materiais naturais valoriza a atmosfera acolhedora, ao mesmo tempo que cria uma base neutra para os mobiliários e obras de arte.
A ala social contempla, em um mesmo ambiente, o hall de entrada, a sala de estar, área de jogos, home theater, sala de jantar e cozinha social — há ainda uma cozinha para o dia a dia. Para delimitar visualmente cada área, o mobiliário foi disposto de modo a definir o layout do programa.

Para ocultar a cozinha ou isolar completamente as áreas contíguas à sala principal, um sistema de cortinas automatizadas foi especialmente desenvolvido para o apartamento. Quando abertas, os tecidos se recolhem para o interior das paredes, tornando-se quase imperceptíveis.

No estar, os móveis são direcionados ao centro do ambiente, promovendo a interação entre os membros familiares. A curadoria valoriza nomes do design brasileiro, como Patricia Anastassiadis, Sergio Rodrigues e Jader Almeida.
Trazer o verde para o interior foi essencial para configurar a noção de casa. Em colaboração com o estúdio de paisagismo Land N Citi, André Luque e o arquiteto paisagista Rulian Nociti desenvolveram um conceito original denominado “colunas atlânticas”. Essas estruturas de seção circular, fixadas no forro, são permeadas por espécies vegetais, criando um efeito de suspensão no espaço.
Do ponto de vista técnico, os tubos metálicos são soldados diretamente na laje, e as instalações elétricas e hidráulicas são ocultas no forro. As espécies vegetais são mantidas em bolsões que se assemelham a um jardim vertical, e um sistema de irrigação automática, com bombas que percorrem por todo o forro até a estação de tratamento na área de serviço, mantém as plantas hidratadas. A água descartada é coletada através de bandejas metálicas.

No piso, jardineiras metálicas de alturas variadas e traço orgânico serpenteiam parcialmente o perímetro do apartamento, envolvendo os pilares revestidos em lâmina de madeira, composta por uma variedade de espécies tropicais. Bancos em marcenaria oferecem espaços dedicados à contemplação da vista entre o verde.
A área íntima é acessada por uma galeria. As paredes são forradas em linho, e o piso da ala íntima é coberto por assoalho de madeira em padrão espinha de peixe.

O dormitório master oferece uma atmosfera que preza pelo bem-estar no espaço de repouso. Painéis em madeira envolvem o ambiente, e a cabeceira se desdobra para a parede lateral, onde está a bancada. A varanda foi adaptada em um ateliê de pintura, um espaço dedicado ao hobby da moradora.

Para organizar as áreas individuais do casal, os pequenos banheiros e o closet da suíte foram unidos em uma ampla sala de banho integrada. Os armários estão dispostos ao redor do ambiente, e uma bancada central acomoda duas pias, com uma base de pedra convertida em banheira. As cabines com vaso sanitário e ducha são fechadas por portas de vidro de altura total, com acabamento espelhado no exterior para manter a privacidade.
Veja mais fotos do projeto!







