Cobertura minimalista de 240 m² em tons de cinza une conforto e tecnologia
Projeto de arquitetas Tatiana Ravache e Laura Ribas, da ARQLT Arquitetura, conta com design leve e integração
Um apartamento para receber, com espaços e circulações amplas, muita tecnologia e automação de espaços minimalistas e aconchegantes. Assim é a cobertura de 240 m², projetada pelas arquitetas Tatiana Ravache e Laura Ribas, da ARQLT Arquitetura. O espaço conta com soluções executadas pela Romanzza Curitiba.
Arrematado em um leilão, o imóvel estava destruído, com áreas quebradas e pichadas. Com esse desafio pela frente, as arquitetas partiram praticamente do zero, deixando apenas a escada do projeto original, que foi revitalizada e recebeu nova pintura, acabamento em pedra e novo guarda corpo de vidro.
O hall de entrada imponente convida à subida da escada, levando para a área social. O painel, por sua vez, oferece privacidade às três suítes.
Criado para atender a um casal de executivos, o imóvel ganhou um layout prático e de fácil manutenção, com móveis soltos e planejados, e ambientes integrados capazes de oferecer maior fluidez entre os espaços.
Com o minimalismo como ponto de partida, as arquitetas conseguiram valorizar bem o skyline da cidade, visto de quase todos os pontos do apartamento. “Todos os espaços da cobertura foram pensados para serem funcionais com uma linguagem clean. A integração também foi um ponto que norteou o projeto”, explicam.
A mesa de jantar com 3,20 m feita de madeira, com cadeiras de acabamento preto e tecido cinza claro, é um dos destaques do projeto, essencial para o pedido dos clientes: um espaço confortável para receber os amigos e familiares.
“As lâminas da Romanzza Curitiba puxam para um tom de cinza claro e a madeira dá o toque necessário para o aconchego da casa. Como o apartamento ficou mais monocromático, abusamos das diferentes texturas de materiais para os acabamentos com o objetivo de enriquecer o projeto. Destacamos a possibilidade de escolha de metais de acabamento (puxadores inclusive) com o mesmo tom da lâmina lisa que escolhemos”, complementa Laura.
A antiga cozinha virou uma suíte e fez com que toda a parte social do apartamento fosse para o andar superior: cozinha, jantar e estar ganharam um layout integrado e a possibilidade de abraçar a área externa em dias ensolarados.
No andar superior, mais integração: os dois quartos e a antiga lavanderia se uniram para criar uma nova suíte, que mais parece um oásis no meio da cidade, com um bodoir aberto e banheira de imersão. Os painéis acompanham a parede da suíte com porta camuflada para o banheiro do casal.