Casa em São Paulo é modernizada sem perder o charme de chalé de montanha
Projeto assinado pelo escritório BZP Arquitetura repaginou os 1300 m² da residência repleta da cores neutras e mobiliário contemporâneo
Pertencente a uma família com um filho, esta casa de 1300 m² fica no bairro dos Jardins, em São Paulo. “Foi uma reforma desafiadora, pois o projeto dos anos 1980 tinha uma linguagem de chalé, mas bem desatualizada”, explica o escritório BZP Arquitetura, responsável pela repaginação. O ponto de partida foi modificar os inúmeros detalhes oitavados, os ambientes com quinas e os espaços escuros, onde a iluminação natural não chegava – mas sem perder o estilo chalé.
As principais intervenções aconteceram na retirada de todas as quinas possíveis dos ambientes, na atualização de materiais de acabamento e de detalhes construtivos, como molduras, guarnições e iluminação.
No telhado, a grande laje inclinada principal foi mantida e o resto teve o material trocado, ganhando um desenho mais harmônico. “Antes, as águas não se encontravam e os telhados não se conversavam, criando pequenas muretas”, dizem as arquitetas. O telhado de chapas metálicas foi um grande desafio, pois apesar de existir bastante na Europa e USA, não é muito comum no Brasil.
No térreo ficam as áreas sociais, de serviço, garagem, ginástica e piscina. Como os ambientes eram compartimentados, o novo layout foi pensado para integrá-los ao máximo. Há portas de correr que separam o living da área gourmet e da sala de ginástica, podendo unir todos os ambientes ou separá-los.
O sofá no meio do living cria espaços que convidam os visitantes a momentos de bate-papo e descontração. “Este foi um pedido do cliente, já que ele gosta de receber familiares e amigos e cozinhar para eles”, dizem.
A cozinha gourmet foi instalada ao lado da sala da jantar – o ambiente fica totalmente integrado quando as portas de correr estão abertas.
“O jardim mediterrâneo foi um pedido do cliente e que foi super bem acolhido pois conversava totalmente com a linguagem da casa”, contam. A assinatura do paisagismo é de Rodrigo Oliveira. “Ele foi até o sul buscar as enormes oliveiras que ficam em destaque ao longo da raia”, explicam.
No andar superior ficam os quartos e uma sala íntima. Aqui, a maior mudança foi a criação de novos banheiros. Já no nível do telhado, o deck com poltronas proporciona uma bela vista da cidade.
Toda a decoração foi concebida baseada em uma paleta de cores neutras e mobiliário contemporâneo. Os principais materiais utilizados no projeto foram a madeira carvalho europeu (forro, portas e painéis), madeira ebanizada (vigas e pilares aparentes), mármore white wood (piso) e chapas metálicas na cor preta para telhados, entrada social e escadas.
Curtiu? Confira todas as fotos na galeria abaixo!