Casa Created with Sketch.

Casa portuguesa do século 19 é reformada e vira espaço contemporâneo

O arquiteto buscou na pop art e na ficção científica recursos para fazer a casa flertar com a arte. Cores fortes e recortes divertidos são apenas algumas das surpresas.

“Engraçado” não signifca a mesma coisa para brasileiros e portugueses. Do lado de lá do Atlântico, quer dizer gracioso, bonito. É exatamente assim esta casa na pacata Torres Vedras, nos arredores de Lisboa, pontuada de cores vivas e instalações com ar futurista – mas isso só descobre quem nela entra. Um dos primeiros ambientes à vista, a biblioteca, montada com MDF laqueado, remete a um cenário teatral. “A intenção é contrastar a nova linguagem com o espaço existente, respeitando-o, mas conseguindo ser lúdico e usar novas peças para alterar os usos da moradia”, explica o arquiteto Pedro Gadanho. O ferte com a arte tem suas razões: ele também é curador de Arquitetura Contemporânea do MoMA, de Nova York.

Saiba mais sobre o projeto

 

Na reforma, o arquiteto Pedro Gadanho recorreu a referências que permeiam sua eclética trajetória profssional. Buscou elementos tanto na fcção científca dos anos 60 e 70 (uma desuas paixões na adolescência), que se revela no design do banheiro-cápsula, quanto em modelos que representam hábitos antigos – caso da releitura da namoradeira junto à janela, peça comum em construções medievais e renascentistas. A recorrência a cores exuberantes também se justifca. Ele procurou fugir das regras da arquitetura minimalista, em que dominam branco, cinza e preto – para tanto, usou objetos que apenas pela cor têm certo impacto no que chama de “percepção psicológica” do espaço.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s