Continua após publicidade

Casa pequena e bem resolvida para passar o final de semana

A casa tem 150 m², mas conta com uma boa piscina, área com churrasqueira e sala de jantar aberta para o lazer

Por Reportagem Iracy Paulina | Infografa Alberto Faria e Manoel Vitorino Junior
Atualizado em 19 jan 2017, 15h49 - Publicado em 10 jul 2012, 19h25
aec302-casa-pequena-112_01

Decidido a fugir do corre-corre diário, um jovem casal elegeu um condomínio fechado em Boituva, no interior de São Paulo, para construir sua morada de fim de semana. Com filho pequeno, cachorro e muitos amigos, queria desfrutar de espaço e praticidade numa atmosfera de sossego. A dupla atua no mercado financeiro e passa a semana envolvida no movimento da bolsa de valores. Já nos momentos de relax, adora cozinhar para a família e os amigos. “Eles queriam uma planta livre, com integração total entre salas, cozinha e churrasqueira”, explica Marcos Biarari, do escritório Contrera e Biarari, de Santo André, SP. Pensando em facilitar a manutenção, os profissionais adotaram piso frio e esquadriasde alumínio.

aec302-casa-pequena-112_03

 

Quanto custa?

 

 

aec302-casa-pequena-112_02

 

aec302-casa-pequena-112_04

1. Sistema de aquecimento: placas solares garantem água quente nos chuveiros e nas torneiras dos banheiros e da cozinha.

Continua após a publicidade

2. Cogobós: um toque charmoso na arquitetura de linhas limpas, os elementos vazados de cerâmica (De Stijl) formam anteparos (1,30 x 2,60 m) diante da porta dos dormitórios e protegem parte dos grandes vãos sem comprometer a luminosidade e a ventilação.

3. Cobertura: sobre uma estrutura metálica chumbada nas paredes externas de blocos de concreto, telhas metálicas do tipo sanduíche (formadas por duas chapas de zinco com recheio de isopor e lã de vidro) promovem conforto acústico e térmico. no forro, placas de gesso dão o acabamento interno.

4. Paredes: no exterior, têm acabamento com grafiato branco (Pavão tintas), textura pronta aplicada com desempenadeira. Por ser muito resistente, o material evita infiltrações. no interior, depois de rebocadas, as superfícies receberão uma demão de tinta látex lavável na cor branca.

5. Fundação: o solo firme e rochoso validou o uso de brocas e sapatas, posicionadas nas extremidades da planta e nas quinas das paredes. Enterradas a 90 cm, as brocas apoiam os 25 pilares de concreto distribuídos a cada 4,50 m.

6. Pisos: placas (80 x 80 cm) de porcelanato off-white (mosarte) revestem tanto a ala íntima quanto a social. na área externa, cimentício atérmico castelatto – inclusive ao redor da piscina.

Publicidade