Casa Created with Sketch.

Casa de cara nova: como acertar no “faça você mesmo”

Tendência mundial, os projetos do tipo DIY são uma forma simples e barata de renovar objetos, móveis e ambientes

Apresentado por SODIMAC

Publi_Sodimac

13779093 - woman redecorating her home (/)

Os projetos do tipo “faça você mesma” estão super em alta e não é de hoje. E se engana quem pensa que a customização funciona apenas com roupas e acessórios. O “do it yourself” é ótimo para deixar móveis, objetos antigos ou pouco usados e até mesmo ambientes inteiros de cara nova.

“É uma tendência que está crescendo muito no mercado brasileiro”, afirma Francisco Pimenta, especialista em decoração da Sodimac. “Sejam projetos grandes ou pequenos, dá para fazer sem dor de cabeça. Você consegue repaginar sua casa de forma rápida, com elementos que podem ser montados sem dificuldade”, aponta.

Parece complexo? Pelo contrário. Com materiais e técnicas simples, todo mundo pode se tornar artesão por um dia e renovar a decoração do seu lar. E o melhor: sem gastar muito. Afinal, renovar a casa com o que já existe é bem mais barato do que comprar tudo de novo, não é mesmo?

Por isso, separamos três dicas essenciais para você começar já a desenvolver seu DIY.

Libere sua criatividade

A verdade é que dá para customizar praticamente tudo no seu lar. Claro que existem algumas regrinhas que precisam ser seguidas, como utilizar materiais mais resistentes para os objetos e móveis que serão colocados em ambientes externos. Outro ponto importante é a coordenação com a decoração que já existe no local.

Mas, no geral, o mais importante de um projeto DIY é deixar sua criatividade aflorar e adaptar as instruções a suas necessidades e gostos pessoais. Afinal, o objetivo é justamente tornar único aquele objeto comum. “Um bom projeto tem alguma coisa que lhe chama a atenção”, explica Pimenta. “Ideias que abrem a sua mente podem estar em catálogos, na internet, em revistas, na casa de um amigo”, completa.

Planejamento e organização são essenciais

Já sabe o que vai fazer? Ótimo! Agora é hora de entender o passo a passo antes de colocar a mão na massa.

O ideal é reunir tudo o que for necessário antes de começar. Observe se o objeto que você quer renovar não vai precisar de algum tipo de preparação prévia, como lixar alguma superfície ou fazer um molde.

Separe um fim de semana para ficar por conta da atividade, especialmente se for um projeto maior. Imprevistos acontecem, e você pode precisar gastar mais tempo em um passo ou até ter que refazê-lo para ficar do jeito que você tinha imaginado. Em alguns casos, será preciso, também, esperar algumas horas ou até um dia para uma etapa ser concluída – por exemplo, a secagem de uma cola utilizada –, então é bom ter tempo disponível.

É fundamental se proteger: existem produtos, como vernizes e colas com odor mais forte, que exigem a utilização de luvas e máscaras. Óculos protetores também são recomendados ao trabalhar com madeira, metal, vidro e produtos químicos.

Se possível, trabalhe sempre em uma área externa ou com boa circulação de ar. Dentro de casa, proteja superfícies que possam manchar ou estragar.

Publi-Sodimac

28142320 - applying protective varnish on a wooden furniture (/)

Escolha o material certo

Utilizar os produtos adequados é essencial para que o DIY fique perfeito e duradouro. Com o material correto, as chances de acerto são muito maiores, e você não vai precisar refazer o trabalho ou até descartar o móvel depois de um tempo. “Sem seguir as orientações, o produto vai acabar estragando com mais rapidez”, alerta Pimenta.

Alguns projetos utilizam materiais simples de encontrar. Outros exigem produtos mais específicos, como colas, esmaltes e ferramentas especiais. Em qualquer um dos casos, encontrar uma loja parceira, que ofereça tudo o que for necessário para seu projeto em um só lugar, é sinônimo de facilidade.

Presente em seis países, a Sodimac é a principal rede de lojas de material de construção e decoração da América Latina. No Brasil, são três endereços que abrigam tudo para o projeto da sua casa com a garantia de preços baixos. A Sodimac conta com uma central de projetos que indica os produtos mais adequados para sua ideia e as instruções corretas de instalação. E, caso seja necessário, eles ainda indicam especialistas para os trabalhos que precisarem de auxílio profissional.

Viu como não é difícil? Escolha um cantinho para renovar, junte o material necessário e bom DIY!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s