Casa de 4 m de largura ganha 20 m² com anexo metálico
Andando de bicicleta rumo ao trabalho, Alexandre viu a casa de vila, hoje com 120 m², onde moraria com a mulher. No meio do projeto, a surpresa:Thomaz estava a caminho
Por Por Deborah Apsan (visual) e Lara Muniz (texto)| Projeto Superlimão Studio | Fotos Maíra Acayaba
access_time
19 Jan 2017, 14h13 - Publicado em 5 Jul 2013, 20h41
Parece flme: indo para o trabalho de bicicleta, um caminho diferente levou o diretor de arte a parar diante de uma vila na zona sul de São Paulo. “Fora do carro, a uma velocidade menor, você enxerga as coisas com outros olhos”, conta Alexandre Manisck. Por trás da placa de “vende-se”, havia uma casinha centenária que nunca tinha visto uma reforma. A oferta valia a pena, mas seria preciso uma intervenção radical. Convocada, a trupe do Superlimão Studio, também de São Paulo, ficou a cargo do trabalho. “Tivemos que pensar uma forma de reforçar a estrutura do imóvel, que sofreu com o crescimento do bairro. Ao mesmo tempo, não queríamos perder as características originais da casa, tão marcantes”, revela Lula Gouveia. O plano incluía o trabalho de um restaurador, que trouxe vida nova à escada e às esquadrias. Enquanto isso, do lado de fora, subia uma extensão de metal e vidro, espaço que receberia as áreas molhadas. Ao final do primeiro ato, a reviravolta: Vanessa ficou grávida. Uma segunda versão do projeto entrou em cena, com um dos quartos transformado em suíte. O casal se mudou quando faltava pouco mais de um mês para a chegada de Thomaz. “O cliente mais jovem da história do Superlimão”, brinca Lula.
-
1.
zoom_out_map
1/10
Andando de bicicleta rumo ao trabalho, Alexandre viu a casa de vila, hoje com 120 m², onde moraria com a mulher. No meio do projeto, a surpresa: Thomaz estava a caminho. Acompanhe a história desta reforma com final feliz.
-
2.
zoom_out_map
2/10
Personagem principal da obra, o revestimento de chapas metálicas (Ingecold) também leva a assinatura do Superlimão Studio. As placas cobrem todo o anexo de vidro erguido nos fundos da casa. Em dias claros, as sombras dos recortes se espalham por pisos e paredes, como neste detalhe.
-
3.
zoom_out_map
3/10
Com a estrutura aparente, o anexo de vidro abriga o banheiro da suíte. Entre os acabamentos, cimento queimado, granilite colorido e torneiras artesanais. A grade metálica no chão guarda uma passagem direta para a lavanderia. As roupas usadas chegam ao destino por aqui.
-
4.
zoom_out_map
4/10
Erguido na parte de trás do sobrado, o bloco de vidro com estrutura metálica gerou 20 m² extras à planta. Ele abriga lavanderia e lavabo no térreo e banheiro e closet no andar de cima.Projeto do Superlimão Studio.
-
5.
zoom_out_map
5/10
Exígua, a largura de apenas 4 m não é sinônimo de discrição: o sobrado agora se
destaca com sua fachada roxa e seus detalhes em amarelo. A porta, antes central, foi realocada para a esquerda e agora abre de frente para o eixo de circulação. “Ao entrar, a vista alcança até os fundos da casa. Assim, o espaço parece ser maior”, afirma Lula.
-
6.
zoom_out_map
6/10
A escada que dá acesso ao pavimento superior passou por um processo de restauração, que devolveu sua cor original. Sofá de Fernando Jaeger e tapete By Kamy. A estante sob a escada é do Superlimão Studio.
-
7.
zoom_out_map
7/10
No quarto, as paredes foram descascadas. Revelados, os tijolos maciços, em ótimo estado, permaneceram aparentes e formam um belo conjunto com a esquadria de madeira, também original do imóvel. Mesa lateral do Superlimão Studio.
-
8.
zoom_out_map
8/10
As nuances marcantes da fachada se repetem do lado de dentro, criando uma identidade visual. Projeto do Superlimão Studio.
-
9.
zoom_out_map
9/10
Centenária, a casa foi cercada de prédios com o passar dos anos e sofreu: para tornar a reforma viável, era preciso reforçar as bases. A estrutura metálica do bloco de vidro avançou até a cozinha e deu firmeza ao conjunto. Os trilhos de iluminação (LD Arti) foram mantidos aparentes.
-
10.
zoom_out_map
10/10
Cartela de cores: tons fortes e contrastantes fazem parte deste roteiro
Planta enxuta e bem resolvida
Com a construção do bloco de vidro em dois patamares, foi possível conceder mais 20 m² de área útil à morada sem comprometer o espaço do jardim.
– Placas metálicas: a trama criada pelos profissionais do Superlimão Studio se espalha pela área externa à noite, quando as luzes internas se acendem.
– Reforço funcional: o anexo abriga as novas áreas molhadas e o closet da suíte. A solução comporta o peso da estrutura hidráulica, que poderia sobrecarregar a parte antiga de alvenaria.
Área: 120 m²; Construção: Foco Engenharia; Restauro de escada, caixilhos e portas: Guri Restauração; Placas metálicas: Ingecold