Casa de 82 m² tem projeto inspirado em Carlos Drummond de Andrade
Casa Morada, projeto de Bárbara Dundes para a CASACOR SP 2023, une paredes curvas, muxarabi e marcenaria personalizada
O ambiente Casa Morada, que marca a segunda participação de Barbara Dundes na CASACOR São Paulo, é inspirado no texto “Casa Arrumada”, de Carlos Drummond de Andrade e propõe uma reflexão sob a ótica das transformações que o novo olhar para a casa tem nos mostrado.
Com 82 m², a casa é focada no bem-estar, dividida em varanda, living, cozinha, sala de jantar e suíte com jardim, com ambientes neutros e fluídos. Seguindo uma paleta de cores claras e suaves, o projeto une acolhimento e autoconhecimento em cada canto, com uma curadoria assertiva e voltada à valorização dos momentos em família e do resgate das memórias afetivas.
Em referência ao corpo humano, com suas curvaturas, nuances e volumes, a arquiteta criou uma parede curva para separar a área social da área íntima. Vista logo da entrada, ela quebra as linhas retas dos demais acabamentos, proporcionado movimento ao espaço. Vista do outro lado, essa mesma parede surge como uma grande cabeceira, que abraça a cama.
Para garantir mais conforto, a profissional criou um forro todo paginado com madeira tauari. E escolheu uma marcenaria planejada, feita em uma parceria exclusiva com a Criare, que tem como destaque uma grande estante de lâmina de madeira freijó, desenhada por ela especialmente para a mostra.
Outro destaque é a porta de muxarabi, que deixa entrar a claridade natural das vidraças do Conjunto Nacional e traz uma luz poética ao ambiente, tornando-o ainda mais convidativo.
Ao fundo, uma tela tensionada simula uma claraboia para trazer luz ao paisagismo, como uma janela em um jardim para os momentos de contemplação.