Casa Created with Sketch.

As novas casas pré-fabricadas

Animados com sistemas construtivos industrializados, eficientes e prontos para montar na obra, arquitetos do mundo todo deixam sua assinatura em projetos inovadores, marcados pela tecnologia. 

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Parte da busca para tornar a habitação mais acessível, os sistemas construtivos pré-fabricados surgiram no início do século 20, seguindo o raciocínio que impulsionou as vendas e ampliou o alcance da indústria automobilística e de vestuário. “A padronização das peças e dos métodos permite produzir em larga escala e baixar os preços”, explica Rosana Folz, do Habis, grupo de pesquisa em habitação e sustentabilidade da Escola de Engenharia de São Carlos. A partir dessa ideia, os arquitetos se depararam com duas possibilidades: pensar a casa como uma unidade, variando modelos, ou projetar com componentes padronizados que possam se integrar de formas diferentes. Para quem vai construir, as vantagens da pré-fabricação são tentadoras: facilidade de transporte, rapidez na montagem e economia. Por que, então, ainda não conquistaram espaço no mercado nacional? Uma possível explicação é a depreciação do termo “pré-fabricado”, associado a chalés de madeira econômicos, porém conservadores, com pouca flexibilidade para alterações. As três casas desta reportagem subvertem essa lógica ao combinar a madeira com o steel frame ou empregá-la em painéis e em estruturas alveolares. Em alguns casos, é possível adaptar o tamanho da pré-fabricada de acordo com o crescimento da família.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s