Casa Created with Sketch.

As lições da recuperação de Nova Orleans

O arquiteto Lars Krueckeberg comenta sobre o trabalho da ONG Make it Right.

Ao passar por Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005, o furacão Katrina deixou um rastro de destruição. Idealizada pelo ator Brad Pitt para ajudar a cidade a se reerguer, a ONG Make It Right costurou parcerias com arquitetos para elaborar projetos residenciais a preços acessíveis. Um deles, Lars Krueckeberg, do escritório alemão Graftlab, autor da proposta acima, participou de um simpósio sobre o assunto, no dia 18 de novembro, no Centro Universitário Senac, em São Paulo. Confira a entrevista para ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, apoiadora do evento.

aec295-38-acontece1

 (/)

O valor do apelo estético

Quais critérios considerar na elaboração de um projeto de caráter emergencial?

Esses abrigos têm de responder às necessidades humanas básicas de proteção contra as intempéries. Não há um modelo pronto, e cada emergência pede respostas únicas. Mas é importante que os sistemas sejam transportados de forma ágil. Qualquer refúgio para o ser humano, não importa a urgência da situação, está relacionado à dignidade, e considero a estética um quesito essencial para que se desfrute desse valor.

Uma estrutura provisória pode se tornar uma casa?

Socorro rápido pede soluções flexíveis, como tendas. E isso não é viável para a vida temporária que vem a seguir. Apenas projetos bem elaborados conseguem virar lares autênticos.

Que resultados vieram de sua experiência em Nova Orleans?

Desde o início, estabelecemos metas ambiciosas: buscamos construções seguras, acessíveis, sustentáveis e com bom design. Como curadores do projeto, convidamos colegas para cooperar conosco e oferecer diferentes propostas estéticas ao Lower Ninth Ward [bairro onde a ONG mais atuou], visando a diversidade necessária a uma comunidade. Todas foram certificadas pelo selo Leed Platinum para construções sustentáveis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s