Casa Created with Sketch.

Arquitetos projetam casa acessível para cadeirantes

Montada em shopping, casa tem detalhes que melhoram a vida de pessoas com deficiência

Quem passa pela Ala das Flores do shopping center Parque D. Pedro, em Campinas (SP), topa com uma casa inteira construída no espaço de uma das lojas. A fachada tem até janela e vaso de planta. Para entrar, o visitante recebe um convite inusitado: que tal sentar em uma cadeira de rodas e perceber a casa pela visão de quem não consegue andar?

Não é para ser difícil. O espaço foi construído para uma mulher cadeirante, seu esposo e um bebê. A dona de casa precisaria acessar os móveis e locomover-se com facilidade pelos dois quartos, sala, banheiro e cozinha. Para isso, a casa recebeu ítens de acessibilidade que, se não deixam todos os espaços ao alcance das mãos, já aumentam a autonomia da moradora. 

Colocar os ítens lá exigiu pequenos cuidados. Por exemplo: portas e corredores têm mais de 95 cm de largura para a moradora com deficiência circular facilmente. Os móveis são arredondados, diminuindo a chance de esbarrões. O piso recebeu laminado de madeira antiderrapante para a cadeira não deslizar. Cozinha e banheiro foram revestidas com cimentício.

Essa atenção na hora de construir pode melhorar o dia-a-dia de muita gente. No Brasil, 13,3 mi de pessoas declararam ter deficiências motoras, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

As obras para transformar a antiga loja em uma casa de 95 m² duraram apenas 20 dias. Os autores do projeto, o arquiteto Maxwell Gerardi e o engenheiro Herbert Faustino, empregaram materiais de construção seca, como paredes de gesso acartonado.

A casa acessível funciona até 3/11. Ela funciona de segunda a sábado, das 10 às 22 horas e domingo, das 12 às 20 horas. O shopping Parque D. Pedro fica na rodovia D. Pedro I, km 137, em Campinas. Visitantes ganham 30% de desconto na entrada da Casa Cor Campinas, que também funciona até 3/11.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s