Casa Created with Sketch.

Arquitetos japoneses recebem o Pritzker 2010

Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, do escritório Sanaa, foram homenageados por obras que valorizam o espaço contínuo, a leveza e a transparência

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Considerado o maior prêmio da arquitetura mundial, o Pritzker 2010 homenageou os arquitetos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, sócios do escritório Sanaa e responsáveis por projetos notáveis como O-Museum, o museu de Ogasawara, no Japão, o pavilhão de vidro do Museu de Arte de Toledo e o Novo Museu de Arte Contemporânea de Nova Iorque, ambos nos Estados Unidos. Para o júri do Pritzker, composto por arquitetos, acadêmicos, escritores e designers, os espaços criados pelos vencedores, geralmente envidraçados, se comportam como um pano de fundo ao se mesclarem com as pessoas, objetos, atividades e paisagens. Ainda de acordo com o júri, as obras dos arquitetos valorizam o espaço contínuo, a leveza e a transparência e os colocam a frente de seu tempo. Esta foi apenas a terceira vez que o Prêmio Pritzker foi dado a mais de uma pessoa em um único ano. A primeira foi em 1988, quando Oscar Niemeyer e Gordon Bunshaft foram premiados; a segunda foi para os sócios suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron. Conheça alguns projetos dos dois profissionais na galeria de fotos abaixo. E assista a entrevista em vídeo com Ryue Nishizawa na revista digital Fórum, número 04 (no sumário, clique em Perfil: Sanaa).

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s