Área multiuso central define apartamento de 40 m² em Tel-Aviv

Cozinha, banheiro, lavanderia e armários compõem o miolo deste apartamento de 40 m² localizado no centro da cidade israelense

Por Silvia Gomez Atualizado em 19 jan 2017, 13h20 - Publicado em 14 jun 2013, 21h27

No centro da cidade israelense e a cinco minutos da praia, este apartamento tem uma localização cobiçada. Por isso, sua dona preferiu reformá-lo a trocar de bairro. “Ela levou alguns dias para aprovar nossa proposta, que lhe pareceu, a princípio, radical”, conta Nir Rothem, do Sfaro Architects. Qual era? Criar um cubo central multiuso com banheiro, lavanderia, cozinha, armários e TV. Nas pontas, ficam a sala e o quarto. “Com isso, conseguimos uma circulação de 360 graus, o que faz o espaço parecer sem fim e favorece a entrada de luz.”

01-area-multiuso-central-define-apartamento-de-40-m2-em-tel-aviv

Na face voltada para a sala, o cubo oferece um rack com gavetões para os equipamentos e embute a TV. O projeto posicionou a cozinha logo à frente da janela, para a necessária ventilação natural. Ao fundo do corredor, pode-se entrever apenas a lateral do quarto.Com frontão claro, a parede da pia da cozinha é de vidro translúcido, que deixa passar luz até o banheiro, situado logo atrás.

area-multiuso-central-define-apartamento-de-40-m2-em-tel-aviv

Para manter a ordem visual, o móvel que fecha o cubo na área do dormitório tem cara de painel minimalista.

03-area-multiuso-central-define-apartamento-de-40-m2-em-tel-aviv

Movimento circular: com esta distribuição, quarto e sala têm privacidade garantida, mesmo sem paredes.

Continua após a publicidade

Publicidade