Casa Created with Sketch.

Aquacity: uma horta tecnológica perfeita para a casa

O projeto é o vencedor de concurso de design biomimético, baseado na criação de produtos inspirados na natureza

exame-novo-title

 (/)

01-aquacity-linkout-exame

 (/)

Na correria da vida nas cidades, as hortas domésticas têm se revelado uma opção atraente para levar um pouco de qualidade de vida e ingredientes frescos para dentro de casa. Pensando nisso, um grupo de designers da California State University, nos EUA, desenvolveu o Aquacity, uma horta hightech inspirada em processos da natureza que garantem um cultivo próspero. Toda a infraestrutura de jardinagem foi construída sobre o conceito de hidroponia, um método eficiente para conservação de água e espaço.

O projeto é o vencedor do concurso de design The Living Product Challenge, focado em biomimetismo, que preconiza a criação de produtos e objetos inspirados na natureza e seus sistemas. A sua base tem inspiração no formato de favos de mel, que permite inúmeras possibilidades de configuração, e o sistema de cápsulas “imita” a forma como como uma criatura marinha (“chaunacidae Suriname”) armazena seus filhotes. Tiras em LED alinhadas à face frontal do produto e inspiradas pela bioluminescência de uma espécie de água-viva informam, através de cores variadas, sobre os níveis de nutrientes na água.

É possível crescer diferentes espécies de plantas nas cápsulas individuais, que recebem água cheia de nutrientes por um sistema de irrigação implantado ao fundo. A água flui através de todo o sistema, sendo recolhida e bombeada de volta para a primeira unidade, onde o ciclo se inicia de novo e onde nutrientes adicionais podem ser introduzidos. 

Confira mais detalhes no vídeo do projeto (em inglês): 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.