Orçamento limitado: apê de 64 m² recebe soluções simples que não pesam no bolso
O escritório MSAC Arquitetura foi o responsável pelo projeto compacto
Este apartamento de 64 m², localizado no bairro Butantã, em São Paulo, foi planejado pelo MSAC Arquitetura para uma jovem e seu gatinho Bowie.
O projeto, iniciado durante a pandemia de COVID-19, tinha como principais demandas: um local para trabalho, a manutenção do segundo quarto como quarto de hóspedes, a integração parcial da cozinha e a criação de um ambiente leve e atemporal.
Uma grande preocupação da moradora era o orçamento limitado. Para atender a essa necessidade, foram adotadas soluções simples, como pintura, gesso e iluminação, que proporcionaram fôlego financeiro para investir em itens essenciais para a moradora – como um bom sofá e o piso de madeira que ela tanto desejava.
Todo o projeto foi pensado para criar uma sensação de amplitude e garantir espaços com boa fluidez. Os materiais escolhidos priorizaram a durabilidade, resistência e a adequação para a convivência com animais de estimação.
Outro ponto crucial foi a incorporação do terraço ao living. Essa mudança não ampliou a área de convivência, mas também trouxe mais luminosidade ao ambiente, uma vez que a sacada possui vista de 180 graus da cidade.
A paleta de cores adotada é composta por tons neutros (bege e cinza), com toques pontuais de verde. Os materiais predominantes são porcelanato, madeira natural (no piso), MDF e tecidos aconchegantes. A decoração conta com uma mesa feita pelo pai da moradora e uma coleção de vinil.
Detalhes de cada cômodo:
Home Office
Soluções simples, como uma bancada em marcenaria suspensa e prateleiras apoiadas em perfil metálico com cremalheiras, resultaram num ambiente leve, funcional e de baixo custo.
O home office foi demarcado por uma caixa formada pelo forro de gesso rebaixado, criando um espaço reservado e deixando o living liberado para o lazer e convívio. Todo o volume delineado pelas paredes, forro e porta de entrada foi pintado em cinza.
Living
A transição entre o piso de madeira e o porcelanato, juntamente com um painel de madeira que reveste a alvenaria e se estende até o terraço, demarca a conexão entre o living e o ambiente externo, criando uma continuidade visual.
Terraço
A pedido da cliente – que gosta de receber e cozinhar –, a churrasqueira elétrica foi mantida, e uma mesa que acomoda generosamente até seis pessoas foi adicionada. Do lado oposto, um banco contínuo acomoda até 3 pessoas, onde inclusive os moradores podem se deitar para ler um bom livro e apreciar a vista. A praticidade do piso de porcelanato facilita a limpeza desta área.
Cozinha
Uma bancada extensa vai até o limite da lavanderia e acomoda pia, tanque embutido e ainda oferece bom espaço para trabalho. Lava-roupas e aquecedor são camuflados e ocultos pela marcenaria, assim como a caixa da condensadora do ar-condicionado, que virou um grande aparador de apoio para vasinhos de plantas e temperos.
A escolha dos acabamentos por um amadeirado claro e pelo vidro canelado para os armários aéreos, além da iluminação bem cuidada, deixa o conjunto leve e atemporal. A bancada com bancos altos é ideal para refeições rápidas.
Banheiros
Nas paredes dos boxes, o revestimento cria um visual de mosaico, com nuances suaves de verde. O restante das paredes e portas recebeu acabamento em cimento queimado cinza.
A iluminação indireta dos LEDs, posicionados nos nichos, cria um ambiente mais intimista, ideal para um banho relaxante, enquanto a iluminação geral do forro é mais técnica, permitindo atividades como maquiagem e cuidados pessoais.
Quarto de hóspedes e suíte
No quarto de hóspedes, uma pintura de meia parede ressalta a cabeceira da cama. Já na suíte, um armário em L é interrompido na lateral da cama para abrir espaço a um apoio de cabeceira. E um painel amadeirado contínuo foi adotado como cabeceira para a cama box.