Apê em prédio histórico combina elementos originais e estilo contemporâneo
Profissionais da CW Arquitetura e Interiores criaram proposta jovial e aconchegante

Um apartamento com decoração contemporânea, jovial e aconchegante. Era esse o desejo de uma escritora carioca para um imóvel de 140 m² em um prédio histórico recentemente renovado que adquiriu em Lisboa — e que guiou o trabalho dos arquitetos Carol Wenke e Luiz Felipe Feltrin, da CW Arquitetura e Interiores, que assumiram o projeto de reforma.
A poucos metros da Basílica da Estrela, o imóvel ainda tinha ainda muito de suas características originais. Por isso, a proposta foi combinar essas características — como a boiserie e o piso de madeira com paginação espinha de peixe — com um estilo contemporâneo, expresso tanto pela marcenaria sob medida quanto pelo mobiliário e a decoração.

Como um dos principais desejos da proprietária era ter ali um ambiente tranquilo e sereno, os arquitetos priorizaram o uso de materiais naturais, como a madeira clara e os papéis de parede em nuances de nude e bege, que criam uma paleta suave e acolhedora. As cores mais fortes foram pontuadas em elementos como quadros, almofadas e objetos decorativos. O resultado é um espaço amplo e bem iluminado, que transmite calma e sofisticação em cada detalhe.

Móveis contemporâneos foram cuidadosamente escolhidos e, em muitos casos, desenhados sob medida para garantir que cada espaço fosse aproveitado de maneira eficiente, sem comprometer a estética ou o conforto.
Um dos principais desafios era ter na sala de estar um sofá-cama que fosse confortável, prático e visualmente compatível com o design sofisticado do ambiente para que a cliente pudesse receber visitantes. A escolha foi um sofá francês de linhas elegantes e minimalistas, com recheio de plumas e capa em linho 100% na cor off-white, que, quando aberto, revela um colchão queen.

Na cozinha, foi instalada uma mesa que pode ficar aberta ou fechada, de forma a criar um local para pequenas refeições sem prejudicar a circulação.

Já o quarto ganhou mesa de estudo voltada para o jardim de inverno. Assim, a moradora ganhou um espaço agradável para trabalhar quando desejar, aproveitando a vista para o verde da área externa. No jardim de inverno, aliás, foi feito um canto da leitura com espreguiçadeiras que convidam ao descanso.


