Apê de 70 m² tem estilo industrial e pode virar uma pista de dança
Um projeto de iluminação com lâmpadas inteligentes permite que o morador transforme a atmosfera dos ambientes sempre que quiser
O jovem morador deste apartamento de 70 m² queria viver em um lugar em que pudesse receber os amigos com conforto sempre que quisesse. Por isso, as peças soltas, que ficam no meio dos ambientes, podem ser movimentadas facilmente e, com uma iluminação especial, o lugar vira uma pista de dança em poucos minutos. Com projeto do arquiteto Antonio Armando de Araújo, cada detalhe foi pensado para que o imóvel atendesse a todos os desejos de seu cliente amigo.
O estilo minimalista, com pegada industrial, foi outro pedido que norteou a estética dos ambientes. Para isso, o arquitetos deixou tijolinhos à vista no living, usou tubulações elétricas aparentes e escolheu alguns móveis de desenho vintage.
Para a sala, em especial, a ideia é que não tivesse muitos móveis, mas sem que o ambiente ficasse muito vazio. Então, o arquiteto planejou apenas uma mesa de centro feita de tora de madeira (com um tamanho médio e de fácil locomoção), instalou a TV na parede e desenhou um móvel, que foi instalado abaixo da janela e ocupa toda a lateral do espaço.
Apesar de todos os ambientes serem integrados, o quarto pode ficar isolado sempre que o morador quiser. Isso, graças ao painel de freijó ripado que abre e fecha, criado por Antonio para demarcar a divisão. “O sistema foi desenvolvido em serralheria e são três peças horizontais, com estrutura de alumínio. Lembra muito um basculante de janela!”, explica.
A madeira também marca presença no ambiente, com a cabeceira feita de freijó com filete preto de MDF. A luminária pendente funciona como abajur, liberando espaço nas mesas de cabeceira, e também lembra o estilo industrial, que o morador tanto aprecia.
Na sala de jantar, o destaque fica para o lustre da Diesel, feito de vidro soprado metalizado, com detalhes de aço niquelado. Uma cor mais vibrante entra com a mesa amarela, com laca de alto brilho. Uma das paredes foi revestida com placas de concreto e a outra com espelhos para refletir toda a cozinha.
A cozinha ganhou um backsplash estampado com azulejos de patchwork, da Eliane. As prateleiras trazem leveza para o ambiente e deixam eletrodomésticos e alimentos sempre à mão.
Quer ver mais fotos deste projeto? Então, dê um passeio pela galeria abaixo!