Casa Created with Sketch.

Apê de 40 m² se torna totalmente integrado com estilo contemporâneo

O projeto, de Isabel Amorim, garantiu soluções funcionais para o imóvel de metragens reduzidas

 (Kadu Lopes/Casa.com.br)

O morador deste apartamento de 40 m² localizado no bairro da Consolação, em São Paulo, desejava um lar funcional, aconchegante, com espaços integrados e que comportasse tudo o que ele precisa: um espaço para trabalhar, descansar e receber.

Não por acaso, ele se identificou com o trabalho da arquiteta Isabel Amorim, que contam com soluções para aproveitamento de espaço em apartamentos com metragem reduzida.

 (Kadu Lopes/Casa.com.br)

À frente do projeto, Isabel optou por remover as paredes internas que dividiam os ambientes da cozinha, sala e banheiro. Um novo layout foi elaborado e a cozinha passou a ser integrada à sala e ao quarto, enquanto o banheiro ficou muito mais amplo e ventilado. Além disso, foi feita a troca completa das instalações elétricas e hidráulicas.

 (Kadu Lopes/Casa.com.br)

“A ventilação e iluminação do apartamento é bastante eficiente. Existe uma grande janela que deixa o apartamento arejado e bem iluminado. Por esse motivo, inclusive, optamos por não criar nenhuma divisória entre quarto e sala que pudesse mitigar esse efeito”, conta a arquiteta.

Veja também

 (Kadu Lopes/Casa.com.br)

“O principal desafio foi lidar com uma reforma em um apartamento antigo, com pouca informação sobre as instalações existentes. Muito foi descoberto na própria obra e, por esse motivo, resolvemos aproveitar para trocar tudo, incluindo a prumada de água que passava pela cozinha (em geral é um serviço realizado pelo condomínio). Percebemos que pela idade do prédio e por nunca ter sido trocada, essa prumada com certeza não estaria em bom estado, e de fato não estava”, diz Isabel.

 (Kadu Lopes/Casa.com.br)

Como o morador não abriu mão da área de serviço, mas não queria que o ambiente ficasse à mostra, a profissional o previu logo na entrada do apartamento, próximo ao banheiro, para que toda a hidráulica se concentrasse ali. “Para camuflar esse ambiente, desenhamos duas portas de correr ventiladas que se unem à marcenaria da cozinha, formando um bloco azul”, conta.

 (Kadu Lopes/Casa.com.br)

Com um estilo contemporâneo, espaços integrados e amplitude visual, o imóvel conta com a prevalência das cores azul, branco e madeira (freijó). Já os materiais de destaque foram o MDF melamínico freijó e azul sirena, o quartzo branco nas bancadas da cozinha e banheiro e o vinílico no piso.

Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.