Continua após publicidade

Apê de 210 m² recebe projeto dedicado às práticas religiosas das moradoras

O escritório Cassim Calazans criou um projeto adaptado para uma família de raízes muçulmanas, com sala de oração e expositor de lenços.

Por Redação
Atualizado em 11 nov 2024, 17h07 - Publicado em 9 nov 2024, 13h00

Este apartamento de 210 m² em Guarulhos, São Paulo, foi idealizado para duas irmãs integrantes de uma família árabe muçulmana. O projeto, do escritório Cassim Calazans, atendeu a cada detalhe cultural e funcional, entregando um espaço inovador e que mistura estilo contemporâneo com elementos tradicionais.

O principal objetivo foi adaptar os ambientes às necessidades culturais da família. Assim, todo o layout do imóvel foi planejado com base nessa demanda, resultando em um quarto de oração com lavabo, que possibilita a realização das abluções conforme os rituais islâmicos.

Apê de 210 m² recebe projeto dedicado às práticas religiosas das moradoras. Projeto de Cassim Calazans. Na foto, sala de estar com espelhos redondos e pufes.
(Julia Novoa/Divulgação)

Nesse mesmo cômodo, uma bancada multifuncional, equipada com uma cuba baixa e um banco para abluções, reflete a atenção aos detalhes culturais das moradoras. A área, discreta e multifuncional, também pode ser utilizada como quarto de hóspedes.

Para garantir a privacidade na área íntima, as arquitetas apostaram em um hall de entrada com painel ripado em madeira carvalho americano, que disfarça portas embutidas e oferece acesso aos ambientes adjacentes, mantendo um visual clean e contínuo. 

Apê de 210 m² recebe projeto dedicado às práticas religiosas das moradoras. Projeto de Cassim Calazans. Na foto, hall de entrada com painel ripado.
(Julia Novoa/Divulgação)

Na suíte, o escritório desenvolveu um expositor de lenços, acessório prático e culturalmente importante, que facilita a escolha dos lenços que compõem seu vestuário. Os armários, feitos de palha natural, se estendem até o closet, oferecendo bastante espaço de armazenamento. O banheiro é revestido em porcelanato Oro Bianco e possui um box em serralheria quadriculada e nichos funcionais.

Continua após a publicidade
Apê de 210 m² recebe projeto dedicado às práticas religiosas das moradoras. Projeto de Cassim Calazans. Na foto, quarto com papel de parede geométrico.
(Julia Novoa/Divulgação)

No quarto, o destaque são tons de rosa e elementos geométricos que trazem um estilo romântico e moderno. A decoração inclui uma poltrona Womb Chair, que compõem um cantinho aconchegante para leitura.

A sala de estar e jantar é valorizada por paredes revestidas em quartzito, enquanto o mobiliário em madeira natural e palha adiciona um toque de leveza. Um pequeno jardim foi criado especialmente para a moradora, que adora plantas e queria uma atmosfera natural e relaxante.

Apê de 210 m² recebe projeto dedicado às práticas religiosas das moradoras. Projeto de Cassim Calazans. Na foto, cozinha com ilha e banquetas.
(Julia Novoa/Divulgação)

Já a cozinha combina funcionalidade com estilo, com uma ilha central revestida de porcelanato branco e bancadas de Silestone. O espaço é integrado ao fumódromo, reservado para o uso de narguilé, com assentos em “U” e armazenamento discreto para acessórios. Um detalhe de ladrilho hidráulico floral na ilha reflete os gostos das moradoras.

Apê de 210 m² recebe projeto dedicado às práticas religiosas das moradoras. Projeto de Cassim Calazans. Na foto, mesa redonda com aparador verde.
(Julia Novoa/Divulgação)

A madeira carvalho americano é o elemento central da decoração, presente nas marcenarias e revestimentos. A paleta de cores é leve e neutra, com tons pastéis, brancos e nudes, enriquecida por toques de verde e rosa em pontos estratégicos, como o sofá verde oliva do home theater, o coral no quarto de Mona, o papel de parede floral na suíte de Laila e as camas de estilo provençal.

Confira mais imagens abaixo:

Publicidade
Publicidade