Casa Created with Sketch.

Apartamento pequeno parece maior e mais claro com a reforma

O apartamento de 74 m² teve sala unida à cozinha e a união de dois quartos. Assim, ficou com espaços mais generosos. Acabamentos claros também fizeram a diferença

apartamento-pequeno-reforma

Quando colocou mãos à obra e encarou a reforma do apartamento onde vive há 14 anos com o marido, Carlos, a analista de sistemas Vera Yoshida contava com uma vantagem: o projeto da dupla paulistana Ricardo Miura e Carla Yasuda, cuja atenção aos detalhes ela já conhecia de uma empreitada anterior. “Depois de construir na praia, eu sabia quais materiais queria repetir e tinha contato com profissionais qualificados”, diz. Mesmo assim, Vera não descansou na administração dos trabalhos. Pesquisou na internet materiais e fornecedores com preço competitivo – devidamente submetidos à aprovação do arquiteto. “Não o contratamos para essa tarefa, mas ele ajudou muito. Eu mandava fotos e descrições de produtos e ele avaliava cada um.” Tanto zelo não a livrou de imprevistos, que estenderam o prazo de quatro para sete meses. Mas, ao fnal, veio a recompensa: as boas soluções para aumentar o espaço estão destacadas na reportagem.

Aprenda a ordem certa dos serviços

 

00-apartamento-pequeno-reforma

A moradora diz que o mais difícil da reforma foi a cozinha com ilha. “Eu sou organizada, segui um cronograma. Mesmo assim, essa fase atrasou tudo”, fala. O problema começou quando ela teve dúvidas sobre o que ocorreria primeiro: os armários seriam rasgados para passar o duto da coifa? Depois viria o gesseiro? Após semanas de impasse, Vera tirou férias e chamou os 18 profissionais envolvidos na execução do ambiente. Juntos, eles defniram a ordem, que, em geral, é assim:

1. Demolição e alvenaria.

2. Pontos de hidráulica, gás e elétrica, fixação do duto e do motor da coifa (um passa atrás do armário, o outro é chumbado no teto).

3. Forro de gesso.

4. Assoalho e porcelanato.

5. Pintura.

6. Coifa.

7. Armários planejados.

8. Ilha e bancada (chapas cortadas e montadas no local).

9. Raspagem do assoalho.

10. Eletrodomésticos (o acesso da geladeira foi previamente medido)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s