Casa Created with Sketch.

Apartamento paulista é repaginado com técnicas de desenho animado

Luciana Castro, arquiteta do CasaPRO, se inspirou em Ken Anderson, antigo ilustrador da Disney, para fazer parte da reforma de apartamento paulista

04-apartamento-paulista-e-repaginado-com-tecnicas-de-desenho-animado

 (/)

A arquiteta Luciana Castro teve um desafio ao planejar a reforma desse apartamento localizado na cidade de São Paulo: era um imóvel dos anos 60, que estava no estado original, com a elétrica e hidráulica muito comprometida, além de ser um local fragmentado, cheio de salas pequenas. A cliente, pertencente ao mundo da moda, havia solicitado um ambiente prático, acolhedor e que refletisse sua personalidade. O resultado virou um apartamento despojado, informal, amplo e com características únicas. “Baseei-me em referências variadas, de arquitetura, moda, artes plásticas, música e até desenho animado! Com isso criamos um universo paralelo, cheio de ruídos, que contrasta a real concepção do apartamento com algo limpo e equilibrado”, explica. Um painel ilustrado localizado na sala do apê teve inspiração em um antigo ilustrador da Disney, Ken Anderson, que contribuiu para várias animações como “101 Dálmatas”, “Aristogatos”, “Robin Hood”, entre outros. Luciana explica que as interferências externas, como a insegurança que há nas ruas, é o  fator relevante que modifica a elaboração dos projetos paulistas, pois os imóveis atuais buscam ter espaços amplos e maiores para receber e acomodar amigos e familiares.  “Como as ruas têm se tornado, cada vez mais, um local inóspito, o que não pode faltar na casa de um paulista é um grande espaço para receber os amigos”, comenta. Conheça então o apartamento projetado pela profissional paulista do Arquitetos do Brasil.

1. Quais são suas inspirações? Em quem você se baseia para realizar os seus projetos?

 

Primeiramente sou da máxima do “menos é mais” e, em segundo lugar, me baseio em meus clientes. Procuro sempre traduzi-los e orientá-los em seus espaços. Portanto uma referência que cabe para um, pode não caber para outro.

2. Qual é o fator local (referente à sua região) que interfere, ou seja, icônico na arquitetura/cultura da sua localidade?

 

A cidade de São Paulo está cada dia mais inóspita e violenta. A arquitetura leva os amigos para dentro das casas e apartamentos, consequência disso são projetos com espaços mais amplos onde é possível reunir os amigos e familiares.

3. O que não pode faltar na casa de um paulista?

 

Lugar para receber amigos e familiares.

4. Como você costuma se atualizar? Através de revistas, cursos, viagens etc.?

 

Leio muitas novas publicações, tanto livros quanto revistas. Assisto a muitos documentários e aproveito minhas viagens para sempre pesquisar e descobrir estilos e tendências.

5. O que compensa (ou não) trazer de outras regiões do Brasil ou do mundo em questão de materiais?

 

Sou, absolutamente, contra a importação de materiais. Temos tantas coisas boas e incríveis aqui, não precisamos trazer nada de fora.

6. O que frustra e te estimula em sua profissão?

 

O que me frustra muito é a baixa qualificação de mão de obra no mercado. O que me estimula é poder realizar o sonho das pessoas.

7. O que todo mundo pensa quando você diz que é arquiteto, mas, que, na prática, não é verdade?

 

Que arquitetos são pessoas cheias de glamour, e não há glamour que resista a uma obra! (risos)

8. Qual foi o último livro que leu?

 

O último livro que li foi a biografia da Íngrid Betancourt, um ótimo livro que comprei há muito tempo, mas apenas agora tive a coragem de mergulhar nesse universo.

9. Você é a favor da reserva técnica?

 

Tem fornecedor que nos dá tanto trabalho, que deveriam nos pagar 1000% para trabalharmos com eles! (risos)

 

Perguntas e respostas:

1. Niemeyer ou Lúcio Costa? Lina Bo Bardi.

2. Pudim de leite ou mousse de chocolate?  Pudim de leite.

3. E o Vento Levou ou Dançando na Chuva? Dançando na Chuva.

4. Chico Buarque ou Elis Regina? Como compositor, Chico Buarque. Como intérprete, Elis Regina! São dois artistas complementares.

5. Sushi ou pizza? Sushi.

6. Atari ou Playstation? Nenhum dos dois, pois se começo a jogar não consigo nunca mais parar! (risos)

7. Clarice Lispector ou Caio F. Abreu?  Clarice Lispector.

8. Gato ou cachorro? Gato.

9. Android ou iOS? iOS.

10. Paris ou Milão?  Londres.

perfil-apartamento-paulista-e-repaginado-com-tecnicas-de-desenho-animado

 (/)

Luciana Castro é formada em arquitetura e urbanismo pela UNESP – Bauru, atua no mercado paulista e paulistano há 18 anos. Possui grande experiência em espaços comerciais e residenciais. Conheça mais seu trabalho:

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.