Casa Created with Sketch.

Apartamento de 72 m² com cozinha integrada e inspiração escandinava

O projeto tem tons claros, cinza e madeira e é o primeiro imóvel de um casal que trabalha com moda e design

Quando um casal de Blumenau, Santa Catarina, entrou em contato com o designer Yuri Borges para fazer o projeto do primeiro apartamento deles, a ideia era ter ambientes elegantes e de inspiração escandinava nas cores e materiais. Com referências da moda e design, o briefing pedia um estilo minimalista, mas acolhedor e que tivesse um com custo-benefício justo.

 (Fabio Jr Severo/Casa.com.br)

O passo inicial foi definir as necessidades dos moradores do apartamento. Em seguida, escolheram os materiais. “Os clientes queriam cores suaves e aconchegantes, como madeira clara, tons como branco e cinza, além de marcenaria simples e sofisticada,” conta Yuri.

Definiu-se, então, que a base do projeto seria madeira clara, branco e cinza, com elementos que trazem aconchego: decorações em cor preta, plantas, iluminação indireta. O processo foi feito em colaboração, com os clientes participando ativamente do projeto a todo o tempo. O resultado é um apartamento com sala e cozinha integradas, um quarto com suíte e banheiro social.

 (Fabio Jr Severo/Casa.com.br)

Na área social, o designer optou por deixar a laje original aparente, o que trouxe um visual descolado para o imóvel. “Isso só foi possível porque o projeto começou ainda na planta.” Explica Yuri. Além do trilho de iluminação, que possibilita criar diversas cenas, o cômodo conta, ainda, com um rack embaixo da janela, que tem várias utilidades: é suporte para a TV, nicho para livros e decorações, bar embutido com luz indireta, que também pode servir de banco.

 (Fabio Jr Severo/Casa.com.br)

A cozinha é dividida em duas partes: a do dia a dia, com a ilha e bancada para refeições, que fica mais perto da sala, e a mesa com luminária, mais ao fundo no cômodo. “A mesa foi desenhada especialmente para este projeto, criada com o intuito de acompanhar os itens clássicos de design que compõem o espaço: a cadeira Wishbone, o clássico ícone de design criado por Hans Wegner, em 1959, e o icônico pendente PH5, do designer Louis Poulsen”, pontua o designer.

 (Fabio Jr Severo/Casa.com.br)

O banheiro social já traz tons mais escuros, numa atmosfera moderna, com revestimento de porcelanato preto fosco no chão e nas paredes. “O espelho tem forma arredondada e a torneira está saindo diretamente dele, criando uma sensação nova e não-tradicional”, explica.

 (Fabio Jr Severo/Casa.com.br)

No quarto, a ideia era leveza e intimidade, com meia parede pintada de cinza, bem como o teto, e um guarda-roupas de parede inteira na cor branca, com o interior revestido em madeira clara. Por fim, o banheiro da suíte foi feito pensando no aproveitamento de espaço, com armários aéreos com espelho, mas sem deixar o aconchego de lado. “Trouxemos aconchego nas cores: porcelanato branco imitando mármore Carrara, balcão da pia com madeira e os metais pintados de preto”, diz.

 (Fabio Jr Severo/Casa.com.br)

“O resultado deste projeto é um apartamento com uma atmosfera tão agradável e aconchegante que não dá vontade de sair. Quando foi finalizado, fizemos um jantar de celebração e, em todos os momentos, a sensação era de que este era o lugar dos sonhos, que já ganhou e continuará absorvendo a personalidade e identidade dos donos, conforme a vida for acontecendo nesse espaço,” finaliza Yuri.

Veja todas as fotos do projeto na galeria:

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s